Como fazer uma apresentação mega power para os moradores do condomínio?

Como fazer uma apresentação mega power para os moradores do condomínio?

Você consegue viver hoje sem seu smartphone ou ficar sem se comunicar via WhatsApp?

Vamos entender como a tecnologia ajudou nos últimos anos a vida dentro dos condomínios:

• O síndico agora tem as informações na palma da mão

• Os documentos agora estão online

• O registro de controle de entradas e saídas dos moradores, prestadores de serviços e visitantes estão a um click

• A forma de pagamento agora é online

• As assembleias são virtuais

• Acesso às câmeras no aplicativo para os moradores

• Notificações das pessoas que entram no condomínio

• Aplicativos com os registros das manutenções do condomínio

• Mercadinho no condomínio, com pagamento via aplicativo

Porém, não é só de tecnologia que os moradores estão carentes, é preciso um gestor que cuide das pessoas e do seu patrimônio, como se fosse uma empresa. 

Além disso, o gestor precisa se comunicar bem para que os moradores possam estar junto com ele no SONHO GRANDE do condomínio. Por isso resolvi escrever um artigo dando dicas de apresentação para síndicos que se importam com esse propósito.

Como se apresentar para uma assembleia ou reunião de condomínio?

Acredito que alguns síndicos não são reeleitos pelo simples fato de não saber se comunicar, se apresentar e não saber encantar os moradores do condomínio. Outro ponto importante é que eles podem até executar bem a sua função mas tem um ditado popular que acredito muito que diz o seguinte: "Quem não é visto não é lembrado".

Você algum dia já comprou algo por impulso? Você viu um post patrocinado, clicou e comprou o produto?

Bem, algo importante precisa estar no seu coração: os primeiros minutos de um filme fazem você continuar vendo ele ou não, a mesma coisa séries, documentário.

Isso também acontece numa assembleia, se você não conectar os moradores nos primeiros minutos eles estarão desconectados a reunião inteira. 

Você precisa começar a reunião com algo impactante, um pequeno vídeo motivacional, uma foto que conta uma história, uma frase de valor. Isso é fundamental para que os moradores possam estar junto com você conectados na assembleia.

Grave um vídeo falando o que foi feito em uma obra no condomínio, logo em seguida fale do investimento que foi feito (isso mostra transparência), depois termine convidando as pessoas a verem o resultado ao vivo, chame elas para uma ação.

Para reunião/assembleia presencial ou online, a preparação começa dias antes.

Importante você fazer um edital de convocação bem feito e reservar uma hora para simular possíveis perguntas. 

Escreva todas as perguntas numa folha de papel e grave pequenos vídeos criando uma história com as respostas dessas perguntas, nos dias que antecedem a assembleia, você manda esses vídeos para os moradores esclarecedores para os moradores. 

Exemplo: 

Querido morador, tínhamos um problema de extravio de correspondências dentro do condomínio, com isso o conselho tomou a decisão de implantar um armário inteligente, iremos pagar essa mensalidade com a economia que iremos ter dos pagamentos dos extravios para os moradores. 

Com essa ação você elimina muitas dúvidas durante a assembleia.

Além disso, monitore os comentários via chat e via whats e trate as respostas individualmente para cada morador, sempre levando delicadeza e paciência.

Entenda seu objetivo

Se você é síndico, deve querer transformar de alguma maneira o seu condomínio, pra isso, é necessário entender que você precisa transformar os moradores. 

No livro: "Comunicar vender e negociar com PNL” do Ricardo Ventura, ele dá várias dicas de como você consegue ter um melhor relacionamento com os moradores, consegue acordos condicionais e explica a técnica do múltiplo sim. São dicas valiosas para você entrar no coração dos moradores.

Gosto muito dessa frase Nancy Duarte: 

"Acreditamos no poder de uma boa história para mover uma audiência e no poder de uma audiência para transformar o mundo" 

Lembre-se, que você tem o poder para contagiar os seus moradores. 

Você tem que tornar sua assembleia em um momento mágico, os moradores precisam esperar aquele momento sabendo que o SÍNDICO(A), vai mostrar para eles o como está administrando e valorizando o condomínio. 

Na assembleia em todos os pontos, você vai contar uma história do PORQUE. Pois as pessoas são motivadas a estarem junto contigo quando você conta o porquê você está fazendo.

Tem uma frase do Walt Disney que é: " Se você pode sonhar, você pode fazer"

Você precisa envolver os moradores no sonho do condomínio, se isso acontecer, certeza que o sonho vai se tornar realidade. Nesse quesito tem outro livro que gosto bastante que é: "O jeito Disney de encantar clientes"

Fico imaginando que todos os moradores gostariam de ouvir de um síndico que ele vai fazer ações para valorizar ainda mais o condomínio nos próximos dois anos. 

Termino esse artigo com a seguinte frase:

"Síndico - Você só deixará um legado no condomínio se você encontrar um propósito a seguir."

Odirley Rocha, especialista em segurança e futuro condominial, tem MBA em Gestão de Segurança Empresarial e é diretor de relacionamento do Porter Group.



 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 00:51:23' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 00:51:23' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora