Imprimir esta página

Caixas de Correio Inteligentes

Caixas de Correio Inteligentes

Serviço facilita a vida de moradores em condomínio

Diante de um cenário no qual as pessoas raramente estão em suas residências em horário comercial, as ocorrências de insucesso na entrega de encomendas são comuns em condomínios sem porteiro. Com o objetivo de contribuir para que elas cheguem às mãos de seus destinatários de forma cômoda e simples, os Correios lançaram um novo serviço para esse público. São as Caixas de Correio Inteligentes (CCI), que já estão disponíveis para instalação em várias cidades do país, entre elas Florianópolis e São José.

Lançada no mercado no final de 2017, a solução consiste na distribuição de encomendas em caixas de correio automatizadas, sem que haja necessidade de presença do cliente ou preposto para recebimento. Dessa forma, os moradores podem retirar suas encomendas no próprio domicílio com mais comodidade, no horário que considerar mais conveniente.Os condomínios interessados podem adquirir os equipamentos no padrão recomendado pelos Correios diretamente de fornecedores previamente autorizados. 

“Esclarecemos que as localidades de Florianópolis e São José estão habilitadas para implantação. No entanto, a disponibilização do serviço depende da instalação do equipamento, o qual é necessário ser adquirido  diretamente com os fornecedores que possuem equipamento certificado para a aquisição”, informa a assessoria de imprensa da instituição.

Após a compra ou aluguel da Caixa, os Correios devem ser informados da sua instalação para viabilizar a operação de distribuição de objetos. De acordo com o setor responsável da instituição, a definição do local deve ser de competência exclusiva do condomínio, sendo que o lugar  deverá ser de livre e fácil acesso ao carteiro. 

Concordado entre condomínio e fornecedor, o acesso do morador à CCI é realizado por meio de chave eletrônica (senha/cartão RFID, dentre outras a ser definido junto ao fornecedor). Já o acesso do carteiro é por meio de senha pessoal.Também o custo para a aquisição ou o aluguel da Caixa de Correio Inteligente é definido entre o condomínio e o fornecedor. “Estamos em processo de certificação de outros fornecedores”, explica o setor responsável do Correios, já que, no momento, só uma empresa de Porto Alegre está oferecendo o armário inteligente.

Como funciona

A entrega de encomendas nas caixas de correio inteligentes ocorre da seguinte forma:

PASSO 1:

Correio Caixa Web

Quando houver encomendas destinadas a condomínios que aderiram a solução, o carteiro acessará o equipamento.

 

 

 

PASSO 2:

Correios Caixa 2

Após escolher a dimensão do compartimento e selecionar a unidade habitacional à qual a(s) encomenda(s) se destina(m), o equipamento destravará um escaninho para que o carteiro deposite a(s) encomenda(s).

 

 PASSO 3:

Correios Caixa 3

Para retirar as encomendas, os moradores devem se identificar na caixa de correio inteligente.

Após a identificação, o equipamento destravará o compartimento para que o morador retire as encomendas.

O morador tem a opção de ser notificado por meio de mensagens SMS sobre a disponibilidade das encomendas para retirada, basta cadastrar o número de telefone celular na página de rastreamento de objetos do site dos Correios

 Benefícios

● Receber encomendas no endereço mesmo estando fora de casa

● Retirar as encomendas 24 horas por dia, sete dias por semana

● Maior comodidade para recebimento de encomendas

● Evita que o morador tenha de ficar esperando uma encomenda ou tenha de buscá-la em um Centro de Distribuição dos Correios

● Solução ideal para condomínios sem porteiro e ou que sejam atendidos por portarias virtuais 

● Os condomínios interessados na solução podem adquirir os equipamentos no padrão recomendado pelos Correios diretamente de fornecedores previamente autorizados

● Mais informações e especificações podem ser acessadas em www.correios.com.br/caixadecorreiointeligente.