Na cidade do futuro, morador convive com tecnologia e espaços verdes

Na cidade do futuro, morador convive com tecnologia e espaços verdes

Nas ruas da cidade do futuro, os moradores seguem de suas casas ao destino a pé - ou de bicicleta -, passam por parques cobertos por árvores e bancos, convivem com espaços verdes como parte da rotina diária. Esses residentes não precisam carregar chaves, mas podem perder o rumo de suas vidas caso esqueçam o smartphone em algum lugar.

Embora essa visão contrarie as expectativas de que uma nova era traria carros voadores e o domínio dos espaços artificiais, é assim que os criadores da cidade mais moderna do globo enxergam o futuro. E ele já chegou em Songdo, cidade da Coreia do Sul tida como a mais inteligente do mundo.

Noventa mil pessoas já se mudaram para esse polo urbano, a 65 quilômetros da capital Seul. Há dez anos, quando as obras começaram, as águas do Mar Amarelo cobriam aquela faixa de terra. “Drenamos tudo, e continuamos drenando”, conta Scott Summers, da Gale International, responsável pelo empreendimento imobiliário. Songdo requer um pouco mais de terra seca para que o projeto seja concluído, o que deve acontecer em 2022.

“Nós tivemos o benefício de começar do zero. Tínhamos uma folha em branco que nos permitiu tomar decisões sobre infraestrutura, tecnologia”, relembra Summers. “Estamos construindo para oferecer melhor qualidade de vida para as futuras gerações.”

Alta tecnologia

Em Songdo, uma rede de computadores funciona como o “cérebro” da cidade: todo o sistema de transporte, gestão de tráfego, resíduos e energia é controlado centralmente. É como funcionam as cidades inteligentes: usam tecnologias digitais para melhorar a qualidade e performance dos serviços urbanos, reduzir custos e o uso de recursos naturais e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade de vida de seus moradores.

“Todas as cidades vão precisar de um auxilio tecnológico no futuro”, avalia Ben Chung, representante da Cisco em Songdo. A empresa norte-americana desenvolveu várias soluções aplicadas na cidade, como estacionamentos inteligentes, sistemas de controle de gás, energia, iluminação da residência a partir do celular. 

As casas são conectadas integralmente à rede mundial de dados. É o que a Cisco chama de “internet das coisas”: o morador pode controlar funções de equipamentos instalados no interior da casa de qualquer lugar do mundo.

Os diferentes sistemas dos prédios também estão conectados - eletricidade, alarme de incêndio, abastecimento de água - com o objetivo de reduzir os custos de manutenção. É por isso que o smartphone é imprescindível no dia a dia dessa cidade. A internet, aliás, é gratuita nos espaços públicos e uma das mais rápidas do mundo.

As chaves, item essencial para entrar em casa em qualquer cidade do mundo, já são artigo do passado em Songdo. Basta tocar o leitor com o indicador para que a porta se abra - a biometria é usada para a segurança do morador.

Sustentabilidade

A gestão do recurso hídrico foi um assunto bastante discutido desde o início do projeto.  Toda a água de chuva é armazenada em contêineres e, mais tarde, usada na irrigação, descargas e lavagem das ruas. Cada bloco do distrito é equipado com sistema de armazenamento de esgoto, o que reduz custos. Essa água passa por um processo para ser reutilizada. A meta de Songdo é cortar em 30% o uso de água nos prédios comerciais.

A maneira de lidar com o lixo também é diferente. Cada bloco de apartamentos é equipado com tubulações especiais que transportam o lixo por meio de um sistema pneumático até uma central de coleta. O morador só tem que fazer o depósito do resíduo no lugar certo. Caminhões não precisam circular pelas ruas, e o lixo abastece incineradores que geram energia para a cidade.

Futuro coreano

Em pleno século 21, a Coreia do Sul arrumou espaço no seu disputado território para construir a cidade inteira do zero. O país asiático, um dos mais povoados do globo, se lançou numa missão desafiadora: fazer de Songdo o centro urbano mais moderno do mundo. 

A cidade é compacta, ocupa uma área de 6 km2. Os criadores de Songdo apostaram em tecnologia de ponta, espaços verdes e mobilidade para construir a cidade inteligente do futuro. É por causa dessa batalha por território que a forma de ocupação do solo é uma dos detalhes mais inovadores do projeto: 40% foram destinados a parques e áreas verdes.

Esse aspecto foi bastante criticado, apontado como “pouco inteligente” para um empreendimento imobiliário. “Para nós, as ciclovias, áreas abertas e parques espalhados pela cidade são uma oportunidade para criar um novo espaço urbano”, defende Summers.

No centro da cidade, o Central Park, inspirado na famosa área verde de Nova York, é um dos locais mais frequentados por moradores e turistas. Para criar a cidade do futuro, o projeto de Songdo pegou emprestado ideias de centros urbanos tradicionais: os canais de Veneza, os bulevares de Paris, as construções marcantes próximas às águas de Sidney. 

“Songdo é uma cidade do futuro principalmente por causa da visão por trás: sustentabilidade na construção da infraestrutura, espaços verdes, ruas para pedestres e ciclistas e tecnologia para melhorar o uso dos recursos naturais. Estamos construindo essa cidade há dez anos. É um projeto de longo prazo. Mas ele veio para ficar”, finaliza Summers.

Fonte: G1

(Publicada originalmente em 07/12/2015)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 17:53:19' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 17:53:19' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora