Imprimir esta página

Bela e sustentável

Bela e sustentável

 

Natal. Um período de reflexão sobre solidariedade, confraternização e sonhos de um mundo melhor.

Mas também é uma época de muito consumismo, gastos extras para as famílias e condomínios e isso também se reflete na decoração natalina. Que tal você síndico fazer diferente este ano? Convidar os moradores a optar por enfeites sustentáveis, com reutilização de materiais que seriam descartados e os que não agridem a natureza.

O Jornal dos Condomínios convidou a arquiteta da Mendes Gobbi Eco Design Maria Lúcia Mendes Gobbi e a design de interiores e decoradora Thuanny Dezidério para decorar o hall do condomínio Villes de France, em Florianópolis, e mostrar como é simples mudar de hábitos e ter um fim de ano ecologicamente correto.

A proposta de decoração do hall foi de reaproveitar materiais que geralmente são desperdiçados. Os tecidos para fazer as bolinhas foram todos de fibras naturais, sendo restos de colchas, almofadas e cortinas. Os laços foram produzidos com sacolas de papel kraft.

Ao invés de comprar, pode se adaptar algo que tem em casa. Em uma bola que esteja sem graça, pode-se colocar um laço de palha ou cetim, com uma pérola ou um botão. Ou mesmo reencapá-la com ceda, “que é um material muito barato, e dá uma cara nova para a árvore. É muito legal misturar os materiais e fica harmonioso”, garante Thuanny.

Integração no condomínio

A arquiteta Maria Lúcia Mendes Gobbi sugere que o condomínio crie um momento de integração ao fazer a decoração do condomínio. Segundo ela, cada condômino pode fazer um enfeite de acordo com o seu gosto e colocar na árvore. “Dessa forma se trabalha o espírito de comunidade. É algo que envolve desde as famílias dentro de casa ao prédio todo”, observa.

A condômina Nadira Vives gostou da idéia. Encantou-se com o presente do Jornal dos Condomínios para o prédio em que mora. “É plantar uma semente para que façamos essa integração”, comenta.

De acordo com Maria Lúcia, para a decoração externa também se pode utilizar produtos reciclados como palha, serragem, e garrafas pets. Assim tem como se trabalhar a conscientização em não descartar as garrafas para serem utilizadas no Natal.

Originalmente publicada em 23/11/2009