Morar bem e em paz com a natureza

  • 26/Agosto/2009 - Redação CondominioSC
Morar bem e em paz com a natureza

 

A aproximação com a natureza é uma das principais tendências dos grandes empreendimentos imobiliários lançados em Florianópolis, em regiões como a Bacia do Itacorubi ou nas praias do Norte da Ilha. Os novos condomínios apresentam aos futuros moradores o contato com a mata nativa em um lugar tranqüilo de se morar.

Além disso, a preocupação com a sustentabilidade é um dos focos, como equipamentos para a utilização de água da chuva, reuso de águas cinzas, hidrômetros individuais, placas de captação solar e estações próprias de tratamento de esgoto. Tudo para fazer o homem estar de bem com a natureza.

Com o alerta mundial para a preservação dos recursos não renováveis, os cuidados ecológicos estão mais presentes nos projetos das construtoras da região. “O consumidor está mais consciente e exige que o empreendimento esteja adaptado a utilização sustentável dos recursos energéticos, do reuso de água e utilização de materiais que não degradam o meio ambiente”, diz o presidente do Sinduscon, Hélio Bairros.

Segurança é exigência primordial

A segurança recebe uma atenção especial na maioria dos novos prédios da Grande Florianópolis, visto que estar longe de riscos criminais é uma das principais preocupações de quem deseja morar bem, tendo em vista a qualidade de vida. A maioria das edificações conta com sistema de vigilância eletrônico, portões eletrônicos e guaritas, muitas delas blindadas, para a equipe de vigilantes. Nos empreendimentos mais arrojados, pode-se encontrar videofone nos apartamentos.

De acordo com a arquiteta Bianca Schuch, para oferecer mais segurança e conforto, existem condomínios que contam com uma gama de serviços e opções de lazer dentro da própria área. Entre elas home cine, fitness center (academia), pista de caminhada, piscinas, bar, sauna, playgrond, trilha ecológica, quadras poliesportivas e de tênis. Atualmente “as pessoas tendem o procurar prédios com melhor infra-estrutura. Cresce o número de edifícios que se formam em mais de uma torre para fazer grandes espaços de lazer e a idéia é evitar que a pessoa precise sair do condomínio para não pegar trânsito”, observa Bianca.

Com a crescente inclusão de equipamentos de lazer nos empreendimentos, cresce a procura por profissionais de educação física que atendem em edifícios e assessoram construtoras. “Ter espaços para a prática de exercícios físicos dentro do condomínio é mais cômodo e seguro. Além de poder se socializar com os vizinhos, o morador não precisa pegar trânsito e perder mais tempo para fazer a atividade”, destaca a proprietária da empresa Mova Mais Atividades Físicas para condomínios, Daniela Preve Ribeiro.

Quem não quer conforto e beleza?

Morar bem é sinônimo de conforto, e os empreendimentos locais perceberam essa necessidade e não dispensam investimentos nesse foco. Alguns edifícios oferecem unidades só com suítes e churrasqueiras nas sacadas. Um diferencial, pouco visto até o momento, é oferecer até quatro vagas de garagem por apartamento.

As unidades, além de terem suas áreas privadas mais compactas e contarem com amplo espaço comum para lazer, tendem a ser mais versáteis. De acordo com a arquiteta Angela Pogere, muitos dos novos apartamentos têm dependência de empregada reversível para ser transformado em um escritório ou um quarto.

Também se encontra em apartamentos mais antigos um ar de modernidade. Depois de passarem por reformas, não parecem à idade que tem. “Há procura principalmente por abrir a cozinha com a sala e também fazer uma suíte a mais. Outra é fechar a sacada para ganhar mais espaço, mas nesse caso é preciso de aprovação da assembléia do edifício, pois altera a fachada do prédio”, pondera a arquiteta. Alguns condomínios buscam também melhorar sua estrutura e estética, um processo chamado de retrofit, com a reformulação de sistemas hidráulicos, elétricos, elevador e troca de esquadrias.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-19 03:15:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-19 03:15:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora