Tecnologias de comunicação a favor do síndico

 

A função de síndico requer muitas habilidades diferentes, é bastante complexa e, muitos ainda têm uma profissão paralela. Portanto, é fundamental ter processos e ferramentas adequadas para exercer com sucesso suas atividades no dia a dia da gestão do condomínio.

Ferramentas de compartilhamento de informações como Facebook, Whatsapp, blogs, site, e-mail e Sistemas de Gestão para Condomínios devem sempre ser utilizadas a favor do coletivo. Mas, é importante estarmos atentos de que uma situação pontual é aquela em que o síndico utiliza o Whatsapp para avisar rapidamente os condôminos sobre assuntos urgentes; outra situação é quando os moradores, individualmente, registram seus manifestos sobre algum problema existente no condomínio.

É fundamental para uma boa gestão condominial que o síndico em exercício tenha acesso as informações das gestões anteriores. E o ideal é que todas as conversas entre moradores e síndicos por meios eletrônicos fiquem registradas, e que o histórico seja de propriedade do condomínio.

De nada adianta um morador abrir uma ocorrência por Whatsapp ou pelo Facebook, se futuramente estas informações não estiverem disponíveis para consultas do condomínio, do futuro síndico, da administradora ou até mesmo da assessoria jurídica do edifício. Devemos ter em mente que quem controla os grupos do Whatsapp e Facebook são pessoas físicas, ou seja, são ferramentas estritamente pessoais.

Quem nos garante que após a mudança do síndico, todas as conversas (de interesse comum aos demais moradores) serão repassadas ao condomínio? Geralmente, não. E assim, todo o histórico de compartilhamento entre o síndico e os moradores durante aquele período são perdidos ou não tem o registro adequado.

Não é que não se devam utilizar estas tecnologias para facilitar a comunicação. As redes sociais são bastante indicadas para aproximar os moradores e estimular uma convivência mais agradável no condomínio. Entretanto, existem situações em que estas ferramentas não são as mais indicadas, pois assuntos relacionados à gestão necessitam de canais de comunicação mais formais.

È necessário ficar atento para o fato de que todas as informações que envolvem o condomínio e seus moradores, prestadores de serviço e administradoras devem ser de propriedade do condomínio, pois se constituem em registros importantes que podem ser úteis tanto para a transparência da gestão junto aos condôminos ou para dar para suporte ao futuro síndico. Os síndicos passam, mas os condomínios ficam.

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