Reciclagem : Lixo no lugar certo

 A cada dia da semana o caminhão da coleta seletiva passa em um bairro da cidade, de acordo com o mapa de setorização. A cada dia da semana o caminhão da coleta seletiva passa em um bairro da cidade, de acordo com o mapa de setorização.

Grande parte dos condomínios de Balneário Camboriú adere à coleta seletiva de lixo.

Desde 1999, bem antes da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, Balneário Camboriú recebeu a implantação da coleta seletiva para a reciclagem de lixo na cidade.

A lei, que prevê diversos mecanismos para que todos os setores da sociedade – inclusive os condomínios – se comprometam com a destinação final dos rejeitos de maneira ambientalmente correta, é aplicada em grande parte dos condomínios do município, mas a conscientização de alguns condôminos ainda é um desafio para o melhor funcionamento do serviço em Balneário.

A coleta seletiva dos resíduos recicláveis ocorre de segunda-feira a sábado, em horário comercial, conforme contrato de concessão de limpeza pública firmado entre a empresa Ambiental e a Prefeitura de Balneário Camboriú. Ela abrange todas as regiões da cidade. A cada dia da semana o caminhão da coleta seletiva passa em um bairro diferente, de acordo com o mapa de setorização. É realizada por veículo especialmente adaptado e identificado. Todo resíduo coletado é encaminhado para as associações e cooperativas de reciclagem. A determinação dos locais de entrega dos resíduos recicláveis é feita pelo município.

Não há diferenciação da coleta entre residências e condomínios. Segundo a empresa Ambiental, responsável pela coleta de resíduos na cidade desde sua implantação, cerca de 85% dos condomínios de Balneário aderiram à coleta seletiva e estão participando. “Entregamos adesivos de lixo reciclável e lixo orgânico e panfletos informativos com o dia e horário da coleta e informando também sobre o lixo que é reciclável e o que não é reciclável. Acreditamos que uma das maiores dificuldades são algumas lixeiras trancadas no dia estipulado da coleta”, informou por e-mail a assessoria de comunicação da Ambiental. De acordo com a empresa, muitos moradores estão se conscientizando da importância da separação do lixo. “Recebemos muitas ligações de pessoas buscando por informações sobre a coleta seletiva”, diz a nota da empresa.

Verão é o período mais crítico da coleta

Síndico de três condomínios em Balneário Camboriú, Gustavo Schmidt explica que na Barra Sul, região da cidade onde administra os condomínios, a coleta seletiva passa às segundas e quintas-feiras. O horário em que os caminhões costumam passam é às 9h, mas ele reclama que muitas vezes os veículos atrasam e o lixo orgânico fica “horas” exposto. “E isso é ruim, porque se tem o horário pré-definido ele precisa ser respeitado”, cobra.

O principal desafio da coleta seletiva nos condomínios, aponta, é a “conscientização” dos condôminos. Segundo Schmidt, apesar de todo seu esforço para alertar os moradores da importância de separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, muitos moradores seguem descartando o lixo de forma indiscriminada. Isso ocorre, destaca, principalmente no verão. “Eu trabalho essa consciência nos moradores, mesmo assim muitos não entendem. E no verão isso piora bastante, porque os turistas são ainda piores em relação a esse assunto”, relata.

Já a síndica Sandra Cristina Mendes Hammerle, do edifício Dona Rosinha, no centro de Balneário Camboriú, explica que a coleta seletiva no Centro passa às quartas-feiras, no horário da manhã. Antes disso, conta, ela própria busca através de inspeções visuais conferir se os moradores estão contribuindo para a separação dos materiais orgânicos dos recicláveis dentro dos contentores. Sandra avalia que o serviço de coleta prestado pela Ambiental em Balneário é “satisfatório”, mas entende que na área central os caminhões da coleta “poderiam passar mais vezes”, já que é a região da cidade onde mais se acumula lixo, porque boa parte da população mora em condomínios verticais. “Entendo que seja difícil fazer o recolhimento entre recicláveis e orgânicos mais de um dia, mas talvez uma hora seja necessário aumentar essa demanda”, aponta.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-01-22 04:34:28' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-01-22 04:34:28' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora