Florianópolis tem pontos de entrega voluntária de vidro

Condomínios podem participar do sistema de reciclagem implantado pela Comcap nos bairros do continente Condomínios podem participar do sistema de reciclagem implantado pela Comcap nos bairros do continente

 

Primeira capital do Sul do Brasil a implantar pontos de entrega voluntária (PEVs) exclusivos para coleta de vidro, Florianópolis já coletou 43.940 quilos de vidros nos sete primeiros meses de 2015.

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) começou a instalar os PEVs de Vidro em dezembro de 2014 pelos bairros do Continente. Com bons resultados e aderência da população, que tem entregado em média cinco toneladas de embalagens de vidro por mês nos 10 pontos, o sistema está em expansão para toda a cidade.

O objetivo é ampliar para 160 os pontos de entrega voluntária de vidro. Para isso, será criado por meio de decreto municipal o Programa de Doação de Equipamentos permitindo que empresas privadas ou públicas, entidades associativas e cooperativas comprem e instalem contentores em áreas públicas identificadas pela Comcap. Em contrapartida, terão acesso a espaços publicitários nesses equipamentos pelo período de cinco anos.

Segundo a Comcap, o potencial de vidros na coleta em Florianópolis é de 3,7 mil toneladas por ano e com a separação do material pelo cidadão, o município poderá economizar em torno de R$ 430 mil com aterramento de vidro e gerar R$ 220 mil em receitas com a triagem e comercialização desse material que é 100% reciclável.

Moradores de condomínios

De acordo com a gerente da Divisão de Coleta Seletiva da Comcap, Maria Cristina de Oliveira Monteiro, os moradores dos condomínios podem contribuir com o programa levando as embalagens de vidro até os pontos de entrega. “Separar o vidro, colocando-o nos contentores exclusivos diminui o volume de resíduos nos condomínios, evita acidentes com os garis e facilita a coleta”, aponta.

Nos edifícios localizados em bairros onde ainda não há PEVs de vidro, observa, as embalagens de vidro devem ser entregues à coleta seletiva usual da Comcap separados dos demais recicláveis secos, em caixas. “Se preferir acondicionar em sacos plásticos, o ideal é não deixá-los muito cheios, para evitar o risco de rasgar e quebrar as garrafas”, explica.

A Capital também conta com a Lei Municipal nº 8657/2011 que obriga os estabelecimentos comerciais que realizam venda de bebidas engarrafadas em embalagens de vidro não retornáveis a disponibilizar recipientes para reciclagem desses materiais, de modo que os consumidores possam devolver as garrafas onde compraram a bebida.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-10-19 04:56:49' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-10-19 04:56:49' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora