Condomínios de Palhoça aderem a programa de coleta de óleo de cozinha

  • 03/Julho/2013 - Redação CondominioSC
Condomínios de Palhoça aderem a programa de coleta de óleo de cozinha

 

Altamente prejudicial ao meio ambiente, quando jogado diretamente na rede de esgotos, o óleo de cozinha pode, se não houver um sistema adequado de tratamento de esgoto, acabar se espalhando na superfície de rios e represas, causando danos à fauna e flora aquáticas, além de causar entupimentos nas tubulações.

Com o objetivo de contribuir para a redução dos danos ambientais causados pelo destino inadequado do óleo despejado na rede de esgotos de Palhoça, há três meses a Secretaria de Habitação da cidade instalou recipientes para coleta de óleo vegetal usado em condomínios habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Os equipamentos foram cedidos por uma empresa de reciclagem, que também fará a coleta do material. “A ideia surgiu devido a esses condomínios habitacionais terem muitos gastos com limpeza das caixas de gordura e fossas, e tendo em vista que arrecadam pouco com a taxa de condomínio. A intenção foi reduzir os gastos com manutenção, e ao mesmo tempo conscientizar os moradores sobre a questão de preservação do meio ambiente”, explica o Secretário de Habitação, Fábio Martins.

Segundo o secretário, a operação não acarreta ônus para o município. “A empresa envolvida no projeto oferece as embalagens e se responsabiliza pelo recolhimento do óleo vegetal. Dessa forma, encontramos uma maneira viável e econômica de reduzir, consideravelmente, a contaminação dos nossos rios e valas”, explica Martins.

Inicialmente, foram instalados tambores de 50 litros em seis condomínios do projeto habitacional do Governo Federal, em Palhoça. Hoje já são nove condomínios ao todo, incluindo-se aí um condomínio particular. De acordo com o secretário, todos os condomínios podem participar da campanha de reciclagem. “A empresa coletora tem capacidade para fornecer quantos coletores forem necessários. Basta solicitar à Secretaria que encaminharemos o pedido”, afirma.

Síndica do Condomínio Residencial Gustavo Kirchner, Márcia Maria Marciano comemora a chegada do projeto. “Desde quando vim morar aqui, eu colocava o lixo nos contêineres do prédio e ficava pensando: por que não separar? Da mesma forma com o óleo: pensava em colocar em um recipiente, mas não encontrei nenhum adequado”. Quando soube que a prefeitura estava disponibilizando bombonas para coleta de óleo, a síndica imediatamente aderiu à campanha. “Colocamos um aviso no elevador e, logo, todos os moradores começaram a participar”, comemora.

Segundo Márcia, os moradores gostaram da ideia, principalmente as donas de casa, porque o óleo de cozinha usado agora tem um destino adequado. “Colocamos o óleo em garrafas PET e depois depositamos dentro da bombona. Quando ela está cheia, entramos em contato com a prefeitura e eles encaminham o material para uma central de reciclagem, onde ele é usado para fazer material de limpeza para famílias carentes”, explica.

De acordo com o secretário Fábio Martins, até o momento não foi possível fazer uma avaliação dos resultados do projeto, por este ser algo novo. “Queremos produzir um panfleto para entregar em todos os condomínios que desejarem aderir ao programa, pois acredito que a ação será muito importante para o meio ambiente”, relata Fábio.

SERVIÇO

Os condomínios interessados em aderir ao programa devem entrar em contato com a Secretaria da Habitação: (48) 3279-1725.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 13:00:45' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 13:00:45' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora