Imprimir esta página

Sistemas de controle de acesso avançados e cada vez mais populares

Moradores exigem equipamentos de segurança mais eficientes Moradores exigem equipamentos de segurança mais eficientes

Equipamentos modernos já estão ao alcance de condomínios de todos os tipos e tamanhos

Foi-se o tempo em que as pessoas entravam e saíam de prédios e condomínios dizendo ser conhecido de algum morador, anunciando uma entrega, ou simplesmente acenando para o porteiro. No mesmo ritmo em que as cidades cresceram com todas as suas vantagens e desvantagens, os sistemas de controle de acesso também evoluíram e câmeras de vigilância, interfones e portões eletrônicos estão entre nós há tanto tempo que já fazem parte da nossa vida cotidiana.

Mesmo assim, os casos de roubos e furtos a condomínios supostamente bem protegidos continuam a ter espaço no noticiário de todas as cidades e cada vez mais, a população vai dando mais atenção ao controle das pessoas que frequentam seus prédios, e percebendo que a preocupação com a segurança não é só responsabilidade do poder público. Essa foi uma das primeiras questões observadas pelo professor de educação física Guilherme Coelho, logo que foi eleito síndico do Residencial Monte Parnasse, na região continental de Florianópolis.

“Os moradores exigiam equipamentos mais eficientes de controle de acesso, o prédio tem 17 anos e tudo estava muito ultrapassado. Tivemos um caso de um carro que foi arrombado na garagem, o condomínio é assegurado, mas mesmo assim é uma situação que deixa todos meio inseguros”, declara Coelho. “Planejávamos uma reforma no condomínio e incluímos a instalação de câmeras de vigilância de alta resolução e interfone com senhas individuais na mesma chamada de caixa. Fizemos diversos orçamentos e o custo de instalação dos equipamentos foi menor do que imaginávamos”, completa.

Preços mais acessíveis

Muitos síndicos e moradores não imaginam como o avanço tecnológico está possibilitando o surgimento de equipamentos de controle cada vez mais eficientes de acesso a prédios e residências. A mesma modernidade torna esses equipamentos mais populares, e, consequentemente, mais acessíveis a condomínios de todos os tamanhos e orçamentos.

Hoje já existem sistemas de segurança que integram diversas plataformas, como interfones conectados a câmeras de alta resolução e a sensores de presença que podem acompanhar toda a movimentação nas entradas, garagens e áreas comuns de um condomínio, como no controle da hora de entrada e saída de um prestador de serviço.

Avaliando as necessidades

O primeiro passo para os interessados em modernizar o acesso a seus condomínios é determinar o perfil do condomínio: se há pouca ou grande circulação de pessoas, o número de funcionários etc.

O síndico deve procurar se informar sobre os equipamentos existentes, os fabricantes, conversar com outros condomínios e conhecer as empresas que estão no mercado. Quanto mais informações buscar, mais assertiva será a decisão.

É importante consultar um profissional de segurança especializado para avaliar as necessidades de cada condomínio e os equipamentos recomendados, bem como avaliar as áreas com maior risco e os pontos vulneráveis da parte interna e externa de cada edificação e realizar um planejamento mais eficiente.

Conheça mais sobre os principais dispositivos disponíveis no mercado:

Portas e portões de garagem

Foi a partir desses dispositivos que todos os demais sistemas de controle de acesso se modernizaram, mas portas de entrada e portões de garagem também evoluíram.

As portas de entrada que contam com interfones com senhas pessoais e que dispensam a chave já são encontradas na maioria dos condomínios e seu preço está ficando cada vez mais acessível. Já o portão das garagens ganhou controles codificados que não permitem cópias e clonagens, impedindo o funcionamento de controles que não sejam originais.

Câmeras de vigilância

Garagem Vigilancia Web

Assim como as máquinas fotográficas, as câmeras de vigilância também estão cada vez mais avançadas e baratas. A tecnologia digital aumentou o alcance e resolução, e também permitiu conectá-las a outros dispositivos, como smartphones e computadores.
“Hoje, um morador pode acompanhar toda movimentação em seu condomínio, como a entrega de uma mudança, por exemplo, acessando as imagens de qualquer computador conectado à internet”, explica Ricardo Brandt, diretor de empresa de sistemas de segurança.

Cartões de proximidade

Esse dispositivo magnético funciona aliado a um sensor de proximidade e dispensa chaves para abertura de portas, basta aproximar o cartão do sensor que permite o acesso.

O cartão pode armazenar dados de diversas portas de um condomínio além da entrada principal e é muito útil no controle de acesso a salão de festas, academia, piscina, bem como as áreas restritas de um prédio.

Leitores biométricos

É o mais recente dispositivo de controle de acesso disponível, e se divide em três tipos: leitores de impressões digitais, reconhecimento facial e reconhecimento de íris.

Portaria remota

Outra opção do mercado é o controle de acesso a distância realizado por meio de câmeras de vigilância, interligado a interfones e cartões de proximidade, que dispensam a necessidade de um porteiro.

Todo o controle é interligado e gerenciado em uma central que acompanha a movimentação dentro do condomínio. Quando alguém toca o interfone, a central entra em contato com o morador, que pode visualizar a câmera da portaria e autorizar ou não a entrada.

Serviços:

Encontre a cote aqui serviços especializados em CFTV e Sistemas de Segurança
Encontre a cote aqui serviços especializados em Portaria Remota
Encontre a cote aqui serviços especializados em Controle de Acesso