Rede de Vizinhos estimula a segurança comunitária

Rede de Vizinhos estimula a segurança comunitária

Grupos no whatsapp trabalham juntos com a Polícia Militar para prevenir a criminalidade

Não é um grupo de whatsapp comum. Nele, cidadãos e Policia Militar têm um objetivo comum: trabalham juntos para identificar e resolver problemas ligados à violência urbana como furtos, drogas, desordens e até mesmo a decadência dos bairros.
O Grupo Rede de Vizinhos, implantado pela PM de Santa Catarina em 2016 está baseado no conceito de Polícia Comunitária, ou seja, as pessoas que moram ou trabalham na comunidade podem, voluntariamente, auxiliar a instituição policial na busca de soluções para diminuir os índices de criminalidade.

O chefe da Central Regional de Emergências de Balneário Camboriú, tenente Rodrigo Schmidt, explica que o Programa Rede Vizinhos fortalece asrelações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. “Além de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, com a rede é possível aumentar a vigilância natural a fim de prevenir problemas de ordem pública e garantir a incolumidade física das pessoas e também do patrimônio”.

Rede De Vizinhos
A Rede de Vizinhos de Balneário Camboriú teve inicio em 2016 e já tem 35 grupos ativos

São já 35 grupos na cidade
O primeiro grupo de Balneário Camboriú iniciou no bairro Praia dos Amores, e hoje já são 35 grupos ativos na cidade, destacando-se os grupos de moradores residenciais, condomínios residenciais e mistos, grupos de comerciantes, taxistas e motoristas de UBERs.

As ações envolvem a comunicação interativa através do whatsapp e a realização de encontros presenciais de sensibilização para formação do grupo com explanação dos seus objetivos à comunidade e reuniões periódicas para resolução de problemas existentes.

“Na prática, essa atuação traz diversos benefícios para a segurança local através da vigilância do espaço e nos efeitos causados pelos crimes já ocorridos ou em andamento. Com as informações, a Polícia Militar pode direcionar a capacidade de atuação na prisão de agentes criminosos e atuar rapidamente na restauração da ordem local”.

Como participar
Para ingressar na Rede de Vizinhos, o interessado deve preencher uma ficha cadastral, a qual será analisada pela PM e participar de uma reunião inicial. “Nos condomínios, devido à quantidade de moradores existentes em uma mesma edificação, são adicionados, preferencialmente, síndicos, zeladores e pessoas atuantes no edifício”, explica o tenente Schmidt, acrescentando que, no caso de porteiros, recomenda-se a utilização de telefone funcional, com a devida identificação dos que atuam nessa função por meio de ficha cadastral, tendo em vista a rotatividade de funcionários.

Se ainda não há um grupo no bairro, é possível criá-lo. “O síndico poderá mobilizar seus vizinhos e procurar o comandante local da Polícia Militar, o qual avaliará a melhor estratégia para criação da Rede de Vizinhos em determinado bairro ou rua”, afirma.

Saiba mais:
Programa Rede de Vizinhos da PMSC - Informações: (48) 98476 2694

 

SERVIÇOS

Clique aqui e confira empresas especializadas em manutenção de Elevadores

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-12-12 18:23:01' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-12-12 18:23:01' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora