Mais segurança contra incêndios

  • 30/Setembro/2010 - Kalyne Carvalho
Mais segurança contra incêndios

 

A proteção contra incêndio começa na projeção do prédio onde devem estar incluídos os aparelhos de combate ao sinistro. Após pronto, e antes das famílias começarem a habitar o edifício, é necessário pedir a vistoria para o Habite-se do Corpo de Bombeiros. Porém, os cuidados não terminam por aí. A cada ano é indicado solicitar uma vistoria de manutenção. Segundo o Corpo de Bombeiros, os condomínios comerciais tendem a respeitar a regra, pois precisam da licença para o funcionamento das salas comerciais. Já muitos residenciais se submetem ao risco. Porém, se ocorrer algum sinistro, as consequências recaem sobre o síndico.

Segundo o chefe do SAT (Setor de Atividades Técnicas) do Corpo de Bombeiros, capitão Charles Alexandre Vieira, o recomendado é todos os anos solicitar a vistoria de manutenção. Mas para contenção de despesas muitos não fazem. Em Florianópolis o pedido é feito no Pró-cidadão. “Estamos percorrendo aos poucos os bairros para alertar aos síndicos de fazer a vistoria”, disse.

Na Capital, para saber o valor a ser pago pela vistoria, deve ser feito um calculo com a fórmula: área – 85 m² X 0,20 X 1,0641 + 15,96. Se o condomínio tiver 1.000 m², por exemplo, o valor é de R$ 210,65. O síndico deve ficar de olho no contrato da seguradora, pois algumas só fazem o ressarcimento do valor do espaço atingido pelo sinistro se o condomínio tiver o atestado de manutenção do Corpo de Bombeiros.

Habite-se do Corpo de Bombeiros

Para receber o Habite-se do Corpo de Bombeiros, os engenheiros e arquitetos do condomínio apresentam ao SAT o projeto que deve seguir as Normas de Segurança Contra Incêndio (Decreto Lei Estadual de Santa Catarina 4909 de 18 de outubro de 1994). Depois é realizada uma vistoria no local para comparar as instalações com a planta apresentada.

Algumas regras são: no mínimo cada andar deve ter dois extintores, manômetro ajustado com o ponteiro na indicação verde e estar lacrado. O aparelho deve conter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), dia, mês e ano de manutenção.

Já as mangueiras devem seguir as especificações da NBR 11861 (aspectos construtivos e de desempenho), da ABNT. Periodicamente devem ser verificadas se estão na validade e também analisar se estão vazando. Não podem estar conectadas ao registro de água para não ficarem pingando, o que facilita para que estraguem.

Também faz parte do sistema de segurança a iluminação de emergência, que liga automaticamente quando falta energia e serve para sinalizar rotas de fuga e auxilia na evacuação segura de prédios no caso de incêndios. Essas lâmpadas devem estar em escadas, corredores, elevadores e outros locais que possam oferecer risco ao trânsito de pessoas. E as placas de sinalização de saída que devem estar sempre abaixo da última saída de ventilação. Se forem colocadas acima, a fumaça pode ofuscar em caso de incêndio, pois sua tendência é subir por ser mais leve que o ar.

Manutenção de extintores

De acordo com o item 4.1.2 da NBR 12962 (Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio) da ABNT a frequência de inspeção é de seis meses para extintores de incêndio com carga de gás carbônico e cilindros para o gás expelente, e de 12 meses para os demais extintores.

É importante lembrar que o exame periódico deve ser feito por profissional habilitado, que verificará se o extintor precisa de manutenção ou até mesmo ser trocado. Após o vencimento da garantia da carga, definida pelo fabricante ou empresa de manutenção que fez a última análise, deverá ser feita nova recarga. E a cada cinco anos deve ser realizada a revisão total, com a execução de testes hidrostáticos.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 19:11:40' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 19:11:40' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora