Condomínios unidos por mais segurança

Condomínios unidos por mais segurança


Associação de Condomínios de Campinas solicita audiência pública para discutir a segurança pública em um dos bairros mais populosos de São José.

Um bairro maior que muitos municípios catarinenses, assim é Campinas, em São José. O tamanho deixa a administração mais complexa, e a falta de segurança vem preocupando os moradores. O assunto foi discutido, em março, durante uma audiência pública promovida pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) a pedido da Associação dos Condomínios de Campinas (Aconcamp). 

O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Santo Antônio, e contou com a participação de moradores, deputados estaduais, vereadores, policiais civis e militares,e representantes da prefeitura de São José. Juntos, debateram por mais de duas horas seus anseios por segurança na região. “Nosso sentimento de insegurança vem das pequenas agressões sofridas, seja quando nos furtam ou mesmo roubam um celular, um veículo, uma bolsa ou uma sacola de supermercado, nesse momento olhamos para os lados e não avistamos um policial ou viatura nas ruas”, conta Sérgio Faust, presidente da Aconcamp.

A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito Andréa Pacheco salienta que o poder executivo municipal está atuando de forma preventiva. "Estamos trabalhando de forma integrada com os policias e, a Guarda Municipal está trabalhando armada e 24h por dia. Além da Central de videomonitoramento, que monitora a cidade com 204 câmeras, também 24 horas por dia".

Para driblar o sentimento de insegurança, uma tendência normal do ser humano é buscar isolamento dentro de suas residências. Sérgio conta que os condomínios investem cada vez mais em segurança privada, monitoramento por câmeras e todo tipo de equipamento que ajude a manter os edifícios protegidos, mas lamenta a insegurança do bairro: “das portas para fora fica esse vazio”.

Por isso, a associação busca atuar de forma cidadã. “Temos consciência de que até mesmo a simples cobrança da limpeza das ruas, praças, quanto a boa iluminação do bairro contribuem para nossa segurança”, explica o presidente.

 

BO
Cartaz da Campanha "Deu BO: Registre!" lançada pela Aconcamp. Os informativos serão colocados nos murais dos prédios do bairro Campinas como incentivo ao registro de Boletins de Ocorrência (BO) para obter resultados estatísticos mais fidedignos dos crimes ocorridos na região

Também caminhando no sentido da prevenção e da aproximação, recentemente foi instituído na região um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Encontros onde a Polícia Militar procura tratar a segurança pública de forma regionalizada escutando a comunidade diretamente atingida. “Sabemos que segurança não se mede, se sente”, explica o tenente-coronel Fernando André, do 7º Batalhão da Polícia Militar. Ele lembra que é preciso lidar com a segurança de forma mais abrangente e que, em parte, a simples organização do espaço urbano já melhora a sensação da população.

Sergio Faust
Sérgio Faust diz que os condomínios
investem cada vez mais em equipamentos
para manter os edifícios protegidos,
mas a insegurança no bairro é
constante

Uma associação de condomínios

A Associação dos Condomínios de Campinas (Aconcamp) é uma entidade que está nascendo, foi criada em 2017 e tem por finalidade - além da cooperação entre condomínios em todas as áreas - promover e lutar pelo bem-estar de nossos condôminos. Buscamos a formatação de um bairro ideal, seguro, limpo, agradável e promissor, onde possamos viver com tranquilidade. A vantagem de nos unirmos em vários condomínios é termos força de lutar por nosso bairro tendo uma boa representatividade. Temos condomínios com mais de 200 unidades residenciais, são muitas famílias, isso deve ser respeitado. A princípio pensamos em fazer uma associação que abrangesse também o bairro Kobrasol, mas chegamos à conclusão de que com nosso trabalho eles também serão estimulados a formar uma para aquela região. Duas ou mais associações desse porte serão muito fortes num futuro próximo.

Sérgio Faust, Presidente da Aconcamp e síndico do Condomínio Amanda, em São José.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-04-22 17:53:30' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-04-22 17:53:30' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora