Imprimir esta página

Maior fluxo de pessoas no verão atrai invasores

Maior fluxo de pessoas no verão atrai invasores

 

Os prédios mais vulneráveis são os alvos prediletos dos bandidos.

Com a chegada do verão, aumenta o número de turistas que alugam apartamentos nas cidades litorâneas de Santa Catarina. Além disso, é o período que os condôminos mais recebem parentes e amigos, ou seja, aumenta a entrada de estranhos nos edifícios. Esse fluxo de pessoas é um fator que atrai invasores nos condomínios. O especialista em segurança empresarial Izaias Otacilio da Rosa observa que os prédios mais vulneráveis são os alvos prediletos dos bandidos, o que mostra a importância de se ter um sistema de segurança planejado, bem como porteiros e moradores com conhecimento no assunto para evitar situações de risco.

De acordo com Otacilio da Rosa, a concretização de um evento crítico como furtos, roubos e depredações do patrimônio, resulta na maioria das vezes da oportunidade gerada no próprio ambiente e “são exploradas por indivíduos que, com o devido tempo e observação, planejam e executam suas ações. A rotina do ambiente condominial é a principal fonte de informações deles”, observa.

O consultor salienta que no verão a facilidade de acesso nos condomínios aumenta se não houver comprometimento da administração, funcionários e moradores em cumprir regras de segurança com o objetivo de evitar riscos.

Momentos preferidos dos ladrões

No dia a dia do condomínio existem algumas situações rotineiras em que os bandidos aproveitam para entrar no edifício sem serem percebidos. Segundo Otacílio da Rosa, pela manhã entre 7h e 8h , quando muitos moradores saem para trabalhar, estudar ou ir à praia, e no retornar ao final da tarde, em torno das 19h, são os momentos em que os invasores procuram se infiltrar pelo próprio portão de entrada. Além do aumento do fluxo de condôminos, “normalmente são esses os horários que os vigias trocam de turno e estão mais cansados”, diz.

Quando ocorrem eventos nos salões de festas também é oportuno para os indivíduos entrarem sem autorização no prédio. “Têm pessoas que esquecem de deixar a relação de convidados na portaria. Quando não existe regra, o critério fica por conta do vigilante, que pode não ter a noção de segurança que o prédio merece e pode deixar passar alguém que não deveria entrar no prédio”, afirma.

Também se deve tomar cuidado com os prestadores de serviços, já que muitos bandidos e vândalos se passam por trabalhadores para entrar no edifício. Otacilio da Rosa observa que alguns prédios já se advertiram e fazem os moradores retirarem na portaria o pedido ou vão buscar o profissional para entrar no seu apartamento. “Já existem prédios que dispõem de um funcionário das 15h às 23h para levarem as encomendas, como pizza, até os apartamentos”, conta. Segundo o consultor, nos condomínios é preciso ter critérios de mobilidade. Os únicos que devem ter acesso facilitado são os moradores, o restante, prestadores de serviços, amigos e parentes, tem que ter fiscalização e regras para entrada. “Até porque são eles que vão comentar com outras pessoas nas ruas que o sistema de segurança do condomínio é rígido, o que já vai afastar indivíduos com más intenções”, defende.