Prédios sem porteiro

  • 21/Fevereiro/2017 - Cesar Dias
Prédios sem porteiro

 

Mais do que a porta de entrada principal, a portaria é o primeiro cartão de visitas de um prédio.

É nesse local que se fiscalizam entrada e saída de visitantes e de entregadores, bem como se faz o controle da circulação pelas áreas comuns e das correspondências. Alguns condomínios, porém, não contam com um profissional que exerça esse controle.

É o caso do condomínio Via Marguta, no Córrego Grande, em Florianópolis, com 26 unidades e 50 moradores, o edifício nunca teve um porteiro desde seu lançamento há 15 anos. “Não vemos necessidade, nossa entrada é bem iluminada, temos câmeras de vigilância na entrada e todos os síndicos sempre alertaram os moradores sobre os cuidados com a porta do hall e da garagem na entrada e saída”, declara o síndico Luiz Gomes da Silva, há três anos no cargo. “Mesmo assim, temos um zelador durante o dia responsável pela portaria, correspondência e entregas aos moradores.”, complementa.

Seu prédio recentemente passou por uma vistoria da Polícia Militar, que possui um programa de identificação de riscos e prevenção a assaltos em condomínios. “Eles identificaram os pontos vulneráveis e nos encaminharão um relatório completo, a partir destas conclusões veremos quais providências podemos tomar. Nunca tivemos problemas de segurança, mas, ainda assim, o condomínio tem seguro que cobre qualquer ocorrência”, completa Gomes.

Prédios sem porteiro
Jaci Porege

Mudanças

Para Jaci Porege, síndica do condomínio Laranjeiras, no bairro Coqueiros, também em Florianópolis, a falta de necessidade e o alto custo para a contratação de um porteiro sempre foram motivos suficientes para a decisão de não dispor de um profissional na portaria do seu prédio. “Temos apenas nove moradores, para nossas contas sairia muito caro”, declara. Mas, um assalto a um dos apartamentos forçou uma mudança.

O condomínio adotou diversas precauções para evitar uma nova ocorrência, como a instalação de porteiro eletrônico na entrada, senhas de acesso nas portas, mudança na iluminação, a troca da porta de madeira por uma de vidro, que permite melhor visualização, e novas exigências quanto aos horários de circulação de prestadores de serviço e entregadores. “Não houve resistência por parte dos moradores, mas deu trabalho até que todos se acostumassem, pois as pessoas às vezes se esquecem dos procedimentos”, completa Jaci.

Publicado originalmente em 06/01/2014

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 22:09:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 22:09:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora