Segurança nos condomínios

  • 18/Março/2013 - Graziella Itamaro
Segurança nos condomínios

 

Com o aumento da violência urbana, proteger os condomínios tem se tornado uma tarefa cada dia mais difícil para síndicos, funcionários e moradores. Antes amplamente procurados pela segurança proporcionada, os condomínios precisaram munir-se de equipamentos e estratégias para manter os bandidos do lado de fora dos portões.

Para auxiliar os condomínios na redução de assaltos, furtos e outras infrações, o comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, tenente Thiago Augusto Vieira (foto acima), vem desenvolvendo em Florianópolis o projeto “Condomínio Seguro”, que disponibiliza o serviço de vistoria preventiva para analisar as condições de segurança dos edifícios e orientar sobre como corrigir as vulnerabilidades existentes.

Segundo o policial, os furtos em áreas comuns do condomínio são as ocorrências mais comuns. A consultoria oferecida pela Polícia Militar trata-se de um projeto único no Brasil, em que o policial identifica as falhas na segurança do condomínio e propõe medidas que minimizem a possibilidade de serem vítimas de delitos. “As orientações procuram aumentar os riscos aos infratores e reduzir as facilidades de acesso”, explica o tenente.

Entre as recomendações que costuma dar aos síndicos, Vieira orienta que todo sistema de segurança deve ser observado de fora para dentro, ou seja, as medidas de controle de acesso, de reforço territorial e de propriedade devem ser implementados a partir da área mais externa para o ambiente privativo do apartamento.

O serviço é disponibilizado a partir do cadastro e da solicitação de vistoria no site www.mpstransito.com.br/vistoriapreventiva. Os síndicos interessados devem efetuar o cadastro, o qual fornecerá um login e uma senha para que possa ser solicitada uma visita dentro do calendário oferecido pela Polícia Militar.

Na data agendada, o policial acompanhado do síndico efetuará a vistoria que dura, em média, uma hora e meia e não tem qualquer custo financeiro. Feita a inspeção, o policial elaborará um relatório que será encaminhado ao síndico com as sugestões e adequações necessárias para a segurança do condomínio.

Dicas para controle nos acessos aos condomínios

  • Imponha a porteiros e vigias a verificação diária do sistema de segurança – elabore um checklist.
  • Estabeleça de forma clara os procedimentos de segurança, sobretudo quanto ao acesso e a identificação.
  • Promova capacitação dos recursos humanos, pois não adianta um sistema de segurança com forte investimento tecnológico se não houver gente habilitada para operá-lo.
  • Mantenha a entrada da garagem à vista da portaria e se possível do maior número possível de moradores.
  • Aguarde o completo fechamento do portão para evitar entrada de pessoas estranhas.
  • Oriente os funcionários para acionarem a Polícia Militar (Ligar 190) sempre que visualizarem alguma pessoa em atitude suspeita nas proximidades do condomínio.
  • Instrua os porteiros e seguranças a não ter contato direto com quem está desejando entrar no condomínio antes da identificação.
  • Proíba o acesso de prestadores de serviços eventuais como entregadores de pizza e carteiros. O morador deverá recebê-los na portaria.
  • Mantenha a lista atualizada de prestadores de serviços não eventuais como motoristas, enfermeiras e empregadas domésticas.
  • Não permita que os jardins limitem a visibilidade. Evite arbustos grandes e árvores de copa baixa.
  • Evite que os parques e espaços destinados para crianças fiquem situados em locais em que não haja visibilidade externa, nem tampouco em locais isolados, mas onde haja boa visibilidade dentro do condomínio.

(Fonte das dicas: PMSC) Por Graziella Itamaro

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-18 16:43:57' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-18 16:43:57' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora