Academia mais segura e limpa

  • 10/Fevereiro/2017 - Redação CondominioSC




  • A-
  • A+
Academia mais segura e limpa

 

A busca pela saúde por meio da atividade física estimula cada vez mais a existência de academias nos condomínios.

Mas o que pode ser um conforto para os moradores – que não precisam deixar as dependências do prédio para malhar – pode tornar-se um problema se alguns cuidados não forem observados antes de criar o espaço.

Thaís Zimmermann Zanoni, arquiteta do ArchDesign Escritório de Arquitetura, de Florianópolis, destaca que é preciso saber o perfil de quem vai usar o local. Além disso, explica, é necessário atenção aos materiais utilizados no piso, móveis e paredes. “Os tecidos e tapetes precisam ser laváveis e tudo precisa ser de fácil manutenção”, diz.

O emprego de materiais como a tinta usada nas paredes, a proposta de iluminação e a distribuição dos espelhos também requerem cuidados nesses projetos. “Os espelhos ajudam a observar se o exercício está sendo feito de maneira correta porque normalmente não há profissionais para acompanhar os moradores durante a atividade”, afirma.

A profissional recomenda que o mobiliário utilizado seja feito de laminados sintéticos, que ajudarão na hora de fazer a limpeza. Tapetes de lycra também são de mais fácil lavagem. Antes de optar pela distribuição dos equipamentos é preciso pensar na circulação das pessoas pelo espaço. Por isso, a contratação de um profissional pode ajudar a decidir sobre os tipos e a disposição de aparelhos e outros objetos. “Às vezes, compram-se mais equipamentos do que cabe no espaço, o que pode gerar problemas”, justifica.

A arquiteta Juliana Pippi, que integra o Núcleo Catarinense de Decoração também recomenda que todos os materiais escolhidos para o projeto de fitness no condomínio sejam extremamente resistentes a impactos e ao peso dos equipamentos. Em geral, ela diz que costuma sugerir piso emborrachado porque tem uma temperatura mais agradável se a pessoa ficar descalça, além de não acumular a sujeira, o que facilita na limpeza.

Juliana ressalta que cada condomínio define o tipo de equipamento que deseja utilizar. Hoje em dia, explica, muitos condôminos optam pelo pilates e yoga, o que permite espaços mais enxutos para outros equipamentos como esteiras e bikes.

Outra dica da arquiteta é que a sala deve ser muito bem iluminada. “As luminárias mais indicadas são as refletoras que, além de camuflar um pouco as lâmpadas, proporcionam um efeito mais homogêneo na iluminação do ambiente”, justifica. De acordo com a profissional, lâmpadas com alto índice de reprodução e temperatura de cor são as mais indicadas, pois são próximas da "luz do dia" e extremamente estimulantes para o exercício físico.

Publicado originalmente em 09/01/2012

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2017-11-21 11:55:48' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2017-11-21 11:55:48' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora