Xô, sujeira!

Xô, sujeira!

Lixeiras limpas mantêm saúde dos funcionários e moradores.

A limpeza nas lixeiras do condomínio deve ser feita com frequência para evitar o acúmulo de sujeira, que pode atrair insetos e roedores e provocar doenças nos moradores e funcionários. A engenheira sanitarista e ambiental Luciane Dusi, orienta que as lixeiras devem ter tampas, principalmente às destinadas ao lixo orgânico e rejeito. A área de acumulação dos contêineres também deve ser higienizada.

A engenheira destaca que a retirada do lixo deve ser diária e a limpeza pode ser semanal ou quinzenal, dependendo do uso. Os produtos a serem usados são: desinfetantes e detergentes em água.

As lixeiras devem ser dimensionadas de acordo com a produção de lixo. As utilizadas para recicláveis devem ter maior volume do que aquelas destinadas para o rejeito. Aquelas usadas para rejeito devem ter tampa para evitar mau cheiro e insetos.

A falta de cuidado com a higiene destes locais pode acarretar uma série de problemas de saúde. Luciane destaca alguns: a barata pode transmitir febre tifóide, giardíase e problemas gastrointestinais; os ratos, a leptospirose; as moscas a febre tifóide, verminose e gastrenterite e o mosquito, a dengue, malária, febre amarela e leishmaniose.

O síndico Carlos Alberto dos Santos, do condomínio Aymoré, em São José, na Grande Florianópolis, toma todos os cuidados para evitar que problemas como esses atinjam condôminos e funcionários. 

Ele explica que, no prédio, a limpeza é efetuada duas vezes por semana. “A lixeira foi construída com azulejo para facilitar a higienização”, destaca. Nos dias em que o material é recolhido, o síndico precisa abrir o cadeado do depósito. “Não tem como deixar aberto porque muitas pessoas tiram o que querem de material reciclável e deixam tudo jogado pelo chão”, lamenta. 

As lixeiras devem estar identificadas de acordo com o tipo de resíduo a que se destinam  

Uso residencial:

Laranja - rejeitos

Azul claro - lixo reciclável seco

Cinza - lixo reciclável orgânico

Demais espécies de usos e atividades:

Azul escuro - rejeitos

Azul claro - lixo reciclável seco

Cinza - lixo reciclável orgânico

Para contentores de uso público:

Verde - rejeitos

Verde com tampa azul claro - lixo reciclável seco

Verde com tampa cinza - lixo reciclável orgânico

Fonte: Luciane Dusi, engenheira sanitarista e ambiental, consultora de qualidade e meio ambiente da Midhas Consulting

 

SERVIÇOS:

Clique aqui e confira empresas especializadas em Limpeza e Conservação

• Clique aqui e confira empresas especializadas em Administração de Condomínios

• Clique aqui e encontre Sistemas Online de Gestão para Síndicos

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-09-19 07:26:14' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-09-19 07:26:14' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora