Imprimir esta página

Paraíso da terceira idade

Paraíso da terceira idade

 

Praia, sombra, água fresca e qualidade de vida não faltam para a turma da terceira idade em Balneário Camboriú (SC). A cidade, apontada em uma pesquisa como a 5ª melhor do país para viver depois dos 60 anos, tem atraído um número cada vez maior de aposentados vindos de diversos estados do Brasil e do exterior.

Esse é o caso de Vicente Lemos, natural do Mato Grosso do Sul, de 68 anos e há três morador da cidade. “Meu sonho, meu projeto de aposentadoria sempre foi mudar para Balneário Camboriú, é uma cidade muito boa para viver, é bonita, sem poluição, sem muita violência, posso caminhar pelo calçadão tranquilamente, jogar meu tênis sem preocupações. Estou realizado.”

E os condomínios residenciais e comerciais da cidade também estão começando a dar mais atenção a essa onda de novos moradores que escolheram Balneário Camboriú para aproveitar o tempo livre e a qualidade de vida que tanto almejaram.

“Desde a construção já foram planejadas rampas de acesso nas duas portarias, com piso antiderrapante, corrimão e banheiros adaptados com barras. Também disponibilizamos cadeiras de roda e estamos planejando a contratação de um personal trainer para os idosos que frequentam nossa academia, a criação de um horário exclusivo para terceira idade na sauna e a reforma da rampa de acesso à piscina”, declara Mario Amaral Andrade, síndico do Atlântico Shopping.

“Balneário Camboriú, além dos aposentados de fora da cidade que vêm morar aqui, também recebe muitos turistas dessa faixa etária ao longo do ano. É um público instruído, com alto nível econômico e social e bastante exigente também”, completa Andrade.

Atenção especial aos idosos

Na pesquisa, realizada pela empresa Urban Systems, foram analisados municípios com mais de 100.000 habitantes, levando em conta aspectos econômicos, demográficos, de qualidade e esperança de vida e educação. Estima-se que 20% da população de Balneário Camboriú seja formada por idosos acima de 60 anos ou próximos a essa idade, ou seja, cerca de 23 mil pessoas. No topo da lista aparece a cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista.

O resultado é fruto de investimentos realizados pela prefeitura de Balneário Camboriú em ações de inclusão social como confraternizações, viagens, bingos e aulas de dança de salão. Atualmente existem 26 grupos de terceira idade pela cidade que participam dessas atividades.

Cuidar dos idosos não é apenas uma questão de saúde pública, mas também econômica. Estudo da ONG Trust for American’s Healt mostra que cada dólar investido em estímulo à atividade física de adultos gera uma economia de 6,5 dólares em serviços de saúde.

Por Cesar Eugenio Dias