Meu Bem Maior

Fabio Quintanilha – Especialista em Segurança Eletrônica Fabio Quintanilha – Especialista em Segurança Eletrônica

Quanto vale a segurança da minha família? Dos meus filhos? Quanto vale a minha tranquilidade? Precisamos responder a essas perguntas para conseguir definir a importância desse tema que é bem menos discutido que o necessário em assembleias de condomínios, particularmente confesso que esse tema deveria ser deliberado em todas as assembleias com o objetivo de reforçar dicas para aumentar a segurança e prestar contas do projeto atual de segurança que o condomínio tem.

Isso porque o motivo principal do surgimento de condomínios se dá ao aumento da criminalidade que nos fez deixarmos de morar em unidades unifamiliar e nos mudarmos para edificações multifamiliares, aumentando assim a sensação de proteção em torno da nossa família. Por isso esse tema deve ser tratado com frequência pelo gestor do condomínio com objetivo de encontrar formas de melhorar a segurança sem afetar muito a rotina dos moradores, mas devemos lembrar que para ter mais segurança é preciso ter menos conforto.

É comum os moradores não darem a devida importância para esse que é o principal item a ser tratado dentro do condomínio por conta da falta de informação ou por nunca terem passado por um evento como furto ou roubo. O estado de São Paulo concentra o maior número de condomínios no Brasil e lá os roubos e furtos em condomínios cresceu 56% apenas em 2018, segundo apontam dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e a Polícia Militar de São Paulo afirma que mais de 90% dessas invasões ocorreram pela porta da frente quando os marginais usaram disfarces comuns como uniforme de empresa que instala internet nos apartamentos, corretores de imóveis, entregador de encomendas e até como oficiais de justiça, para invadir o condomínio, tamanho é a falha dos porteiros. Os marginais enganam o porteiro ou apenas criam situações de distração enquanto comparsas invadem o condomínio.

Veja quais são os principais hábitos dos porteiros que geram vulnerabilidade na segurança do condomínio e comece a corrigir as falhas:

  • Porteiros precisam seguir corretamente o protocolo de segurança identificando o visitante ou fornecedor, atendendo um de cada vez, e aqueles acompanhados também devem ser identificados passando pelo mesmo processo.
  • Apesar dos porteiros serem solistas, os moradores devem evitar parar para conversar com eles já que essa atitude desvia sua atenção do controle de acesso dos portões de garagem, pedestre e em alguns condomínios, do monitoramento das câmeras.
  • Quanto menos os profissionais dos condomínios souberem da rotina dos moradores, maior vai ser a segurança de todos. Em muitos casos onde os bandidos foram presos, confessaram que descobriram muitas informações da rotina dos condôminos e das falhas de segurança através de profissionais que prestam serviço no condomínio invadido.
  • Não permita que na guarita tenha televisão, rádio ou qualquer dispositivo de comunicação que podem desviar a atenção do porteiro, atrapalhar a sua concentração ou diminuir sua audição, principalmente no turno noturno quando a atenção deve ser redobrada.
  • Instale dispositivos que façam o porteiro registrar ponto a cada 30 minutos no turno da madrugada, porque é no período entre 22 horas e as 5 horas onde diminui o fluxo de acessos que esses profissionais acabam tendo mais dificuldade em ficar atentos e acordados.
  • Atualize constantemente o procedimento de segurança com os porteiros, eles precisam saber como agir em uma situação de risco ou emergência.

Além dessas dicas existem muitas outras que podem fazer aumentar o nível de segurança no condomínio, porém os desafios são muitos quando o assunto é segurança e este item depende totalmente do bom trabalho executado por porteiros que trabalham em turnos de 12 horas seguidas.

Outra forma de aumentar o nível de segurança é começar a conhecer as novidades que empresas de tecnologia tem desenvolvido, como sistemas de vídeo monitoramento por sensores, perimetrais de segurança inteligentes, controle de acesso através de dispositivos simples e anticlonáveis, e até usando o próprio celular para acessar o condomínio de forma segura e rápida. É com simplicidade, porém com muito mais eficiência que as empresas especialistas em projetos de segurança eletrônica oferecem soluções capazes de resolver todos os problemas enfrentados na portaria humana como maior controle no acesso registrando todas as visitas autorizadas, faz aumentar a capacidade de atenção no monitoramento das câmeras que é feito em uma central, monitoramento de todo perimetral de segurança do condomínio, algumas oferecem dispositivos com função pânico para aumentar a sensação de segurança dos condôminos, elimina os passivos trabalhistas e permite gerar uma economia muito relevante de até 70% nos custos de portaria humana que hoje representa cerca de 60% do custo com contratação de pessoas nos condomínios, ou seja, a maior despesa hoje para os condomínios está na portaria humana.

Sendo portaria humana ou portaria remota, o importante é manter o projeto de segurança do seu condomínio sempre atualizado e em perfeito funcionamento, afinal o seu bem maior não tem preço e a prevenção continua sendo o melhor investimento.

Fabio Quintanilha – Especialista em Segurança Eletrônica

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-08-22 08:39:24' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-08-22 08:39:24' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora