O que faz o síndico coçar a cabeça

O que faz o síndico coçar a cabeça

Falar em manutenção nos condomínios provoca no síndico aquele gesto involuntário de coçar a cabeça.

Éééé!... São tantos itens a verificar que um detalhado Plano de Manutenção Preventiva é imprescindível; alguns desses itens pode não haver em seu condomínio.

Vejamos: desde a estrutura predial, analisando as condições do solo onde está encravada a edificação, passando pela fachada, pelas instalações elétricas, hidráulicas, de combate a incêndio (hidrantes, mangueiras, extintores, portas corta-fogo, sistema de pressurização de escadas, sistema de proteção contra descargas atmosféricas - SPDA, iluminação de emergência, rotas de fuga, escadaria e corrimãos, alarmes e detectores de incêndio), guarita, CFTV, portões de pedestres e de automóveis, interfones, antena coletiva, grupo gerador, sistema de aquecimento de água, elevadores, luz piloto, áreas impermeabilizadas, sistema de abastecimento de gás, esquadrias, pisos e revestimentos, indo até a parte que envolve o lazer dos condôminos, como piscina, sauna, churrasqueira, salão de festas, de jogos, quadra de esportes, squash, espaço gourmet, redário, pista de cooper, jardins e respectivo sistema automático de irrigação, etc., finalizando com halls de entrada, corredores, rampas, a própria garagem, quem sabe a pintura do piso do heliponto, sua grade de segurança e a biruta.

Não se esqueça de que cada item desses pode abranger outros, de igual importância. Citando alguns: na parte hidráulica, as caixas d’água, as diversas bombas, o barrilete, os vários encanamentos, expostos ou não, a reserva de água para combate a incêndio; na elétrica, o centro de medição, lâmpadas, temporizadores, sensores de movimento, placas solares, aquecedor de piscina, e por aí vai.
Tome fôlego, tem mais! Mesmo que não se enquadre em manutenção propriamente dita, há que se checar periodicamente o mobiliário e equipamentos diversos – do salão de festas, da sala de cinema, do home office, da piscina, da sauna, da churrasqueira, do playground, da guarita, do escritório de administração, da academia, da brinquedoteca –, e aquele lustre suntuoso do hall principal.
- Ufa! Acabou?

Não!!! Nos quesitos segurança e saúde alguns documentos serão renovados anualmente, ou com maior periodicidade: o RIA, o Relatório de Inspeção Anual dos elevadores; AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; atestados de instalação elétrica e de gás; o laudo do SPDA, do grupo gerador; o atestado de limpeza das caixas d’água e de potabilidade da água consumida (semestral, em alguns municípios); CIPA, referente à NR-5; PCMSO, à NR-7; PPRA, à NR-9; Brigada de Incêndio.
- Posso tomar um copo d’água agora?
Pode, mas ainda tem que fiscalizar funcionários próprios e terceirizados, no uso de EPI, os equipamentos de proteção individual, atendendo à NR 6, além dos avisos legais obrigatórios.

Há quem ainda englobe o cuidado com as pragas urbanas, também conhecidas por “animais sinantrópicos”, como cupins, formigas, ratos, baratas, escorpiões, e outros.
Uma manutenção eficiente, portanto, pressupõe diversas frentes, variados controles e muita, muita atenção. E certamente passa por um rol de empresas especializadas, contratadas para uma eficaz prevenção, e, quando for o caso, em emergências.

 

(*) Orandyr Teixeira Luz, especialista em gestão condominial, MBA em Direito Imobiliário, é consultor, palestrante e articulista, autor dos livros Evolução Histórica do Condomínio Edilício, 2013, O condomínio daquela rua – Histórias e causos nesse ambiente peculiar, 2015, e O condomínio & você – Práticas de gestão condominial, 2018, autor e editor do blog Condominium (www.condoreflexoes.com).

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 22:48:19' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 22:48:19' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora