Dicas de gestão financeira eficiente para o seu condomínio

Dicas de gestão financeira eficiente para o seu condomínio

 

Não é segredo que hoje a gestão condominial requer do síndico diversos conhecimentos e habilidades, que vão desde a destreza em se relacionar com os demais condôminos até a expertise de controlar os recursos financeiros.

E são os recursos financeiros uma das maiores preocupações de quem está envolvido neste meio, visto que, o uso adequado do caixa do condomínio é um importante indicador de uma gestão eficiente e assertiva.

Muitos gestores condominiais possuem dificuldades em realizar um planejamento financeiro adequado, sendo o intuito desta matéria fornecer dicas simples e eficazes para auxiliar nessa tarefa.

Para que o síndico idealize seu trabalho de acordo a real necessidade do condomínio, é importante que na Assembleia Geral Ordinária sejam listadas, juntos aos condôminos, as prioridades a serem executadas. Se isso não foi feito fique tranquilo, ainda há tempo! O síndico pode convocar uma assembleia extraordinária para determinar essas diretrizes e obter o apoio de todos os condôminos, formando assim uma gestão colaborativa.

Determinadas as prioridades, uma dica para o síndico é fazer uso de uma ferramenta bastante conhecida na Gestão de Projetos, a 5W2H, popularmente chamada de Plano de Ação. Nesse Plano de Ação o síndico deverá descrever detalhes sobre cada prioridade, usando como direção as perguntas: O que fazer? Porque fazer? Como fazer? Quando fazer? Quem fará? Quanto custará? A resposta de cada questionamento irá direcionar o gestor para as corretas tomadas de decisões.

Em conjunto ao Plano de Ação, o síndico deve estar atento a Previsão Orçamentária, para que a utilização dos recursos financeiros seja coerente com a situação financeira do condomínio. Portanto, deve-se comparar mensalmente o Orçamento Previsto versus Orçamento Realizado. Para tal comparação, o síndico pode usar uma planilha de Excel ou solicitar os relatórios gerenciais da administradora, que são fortes aliada do condomínio e do síndico na busca por uma gestão financeira eficiente.

A execução de um planejamento financeiro requer disciplina e constantes avaliações, por isso, a importância da dedicação do gestor no cuidado diário para com o condomínio. Os condôminos, também podem contribuir com dicas e apoio ao síndico, bem como, cobrar o desenvolvimento do planejamento.

 

Letícia Oliveira
Assistente Financeiro
Condominium Assessoria Contábil
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UNIFEMM

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-07-17 12:58:15' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-07-17 12:58:15' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora