O elevador caiu?

O elevador caiu?

Volta e meia aparece nas mídias que um elevador caiu, mas estatisticamente, elevadores são muito seguros.

A queda de um elevador, literalmente, é um fato extremamente raro de ocorrer dada a existência de limitador de velocidade e freio de segurança.

Os limitadores são dispositivos mecânicos fixados no piso da casa de máquinas e na cabine do elevador que acionam os freios de segurança quando o elevador ultrapassar a velocidade pré-estabelecida de funcionamento, fazendo trave nos trilhos.

Elevadores modernos incorporam recursos de segurança para ajudar a evitar quedas fatais. O que erroneamente vem sendo tomado como queda de elevador,nada mais é do que a atuação dos para-choques de segurança situados no fundo do poço do elevador e que amortecem uma descida em velocidade insuficiente para travar o elevador nos trilhos.

Quando ocorre esse tipo de atuação de segurança que é prevista em normas e projetos de elevadores?

Essa atuação de segurança acontece quando o elevador não excede a velocidade máxima no sentido de descida para atuação do limitador de velocidade e freio de segurança. Isso pode ocorrer por falha de um sensor eletrônico, chave eletromecânica ou mesmo falhas mecânicas e,portanto, não é considerada uma queda livre.

Uma notícia recente veiculada na mídia de Balneário Camboriú como"queda de elevador no condomínio Edifício Imperatriz” –onde o equipamento está sendo modernizado pela empresa responsável pela manutenção – nada mais é do que a atuação desse sistema de segurança por falha de sensor eletrônico de nivelamento.

Abaixo da velocidade de acionamento do freio de segurança e limitador de velocidade atuam os para-choques que vão amortecer a parada do elevador no poço, sendo isso calculado e previsto em projeto de elevadores, não oferecendo risco de segurança à integridade física dos passageiros. Contudo, deve-se tomar cuidado com reformas de subtetos de cabine de modo que quando acontecer situação semelhante não cause ferimentos aos usuários por não estarem bem fixadas ou com uso de material inadequado.

É recomendado que em reformas desse tipo o síndico exija o acompanhamento de um responsável técnico que forneça ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) referente à reforma estética de cabines.

Respeitar a capacidade de peso da cabine, calculada como 75 kg por passageiro, é de extrema importância. Muitas vezes em cidades litorâneas os usuários de elevadores carregam também objetos de veraneio como cadeiras e caixas térmicas pesadas não atentando que tudo isso também conta na capacidade de carga do elevador.

Hoje existem no mercado sensores eletrônicos que monitoram a carga do elevador evitando a partida com peso acima de sua capacidade. Esse dispositivo de segurança pode ser eficiente também em situações eventuais de sobrecarga como mudança ou obra no prédio e podem ser instalados em qualquer elevador.

Vitor Charles Capistrano - Consultor em transportes verticais da Opinione Consultoria Elevadores, atua como consultor técnico do Condomínio Edifício Imperatriz em Balneário Camboriú.

 

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