Preparando o condomínio para a temporada de verão

Preparando o condomínio para a temporada de verão

Férias de verão exigem mais cuidados e reforço na segurança dos condomínios

Uma agenda anual organizada pode ser muito útil na administração de condomínios, pois com as necessidades sazonais antecipadas é possível planejar e estabelecer as demandas. Com a chegada do verão, por exemplo, é hora dos condomínios se prepararem, pois nessa época do ano as cidades litorâneas de Santa Catarina recebem um fluxo maior de pessoas. 

Já os condomínios localizados fora da área balneária ficam mais tranquilos no verão, mas também exigem cuidados já que muitos apartamentos ficam fechados. Cada edifício tem a sua particularidade e cabe ao síndico se preparar para esta época. Confira algumas dicas para uma boa administração durante a temporada:

Manutenção:

- A época é de férias escolares e as crianças ocupam mais as áreas de lazer, assim providencie uma inspeção do playground, que deve ser realizada por uma pessoa habilitada, como dispõe a norma NBR nº 14.350.

- As piscinas merecem uma atenção especial: providencie uma manutenção preventiva nos filtros e equipamentos, incluindo também os ralos antissucção e botão de pânico, para promover a segurança dos moradores.

- Não esqueça o período de recarga dos extintores e de revisão das mangueiras.

- Mantenha as portas corta-fogo sempre fechadas e sem obstruções e faça uma revisão no sistema de alarme de incêndio e luzes de emergência.

- Faça a limpeza das caixas d'água e cisternas e verifique o funcionamento das bombas d'água, já que no verão são mais comuns os problemas de desabastecimento de água.

- Providencie a dedetização das áreas comuns e limpeza as caixas de gordura.

- Aumente os cuidados de limpeza nos locais onde é acondicionado o lixo e evite a infestação de baratas e outros insetos.

- Verifique o sistema de para-raios. A primavera e o verão são períodos com maior incidência de raios no país.

- Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti tome cuidados especiais com ralos externos e verifique o escoamento adequado da água em lajes, marquises e calhas. Mantenha caixas d´água vedadas.

Segurança

- É importante lembrar que o condomínio precisa estar seguro tanto para os moradores que estão viajando quanto para os que permanecem no prédio, portanto, a atenção deve ser incrementada no período da noite e nas entradas de acesso ao prédio. Os únicos que devem ter acesso facilitado são os moradores. Prestadores de serviços, amigos e parentes devem ter regras para entrada.

- Confira se as câmeras de vigilância estão todas funcionando e, se necessário, planeje uma manutenção no sistema de videomonitoramento.

- Verifique o funcionamento de portões, portas ou fechaduras com defeito.

- Nesta época do ano não é recomendável dar férias para os funcionários, já que eles conhecem a rotina do condomínio, sabem quem são os moradores e podem auxiliar a manter o prédio mais seguro.

- O ideal é que a guarita do condomínio seja arejada, pois locais abafados provocam sonolência. O uso de ventiladores ou ar-condicionado é essencial durante o verão para um bom andamento do trabalho dos porteiros.

- A orientação aos condôminos é que, ao sair dos apartamentos por um tempo maior, fechem o registro de gás, de água e desliguem os disjuntores de energia elétrica.

Aluguéis de verão

- Nos condomínios com apartamentos voltados ao aluguel de verão é importante que o síndico tenha um maior controle sobre os apartamentos. Tenha um cadastro dos inquilinos temporários com informações, como: RG, CPF, placa do carro, número de pessoas autorizadas a acessar o condomínio e imobiliária ou corretor responsável pela locação.

- Dê atenção especial aos elevadores, já que são bastante exigidos na temporada. Não permita a superlotação de pessoas, especialmente com bagagens para evitar excesso de peso. Não permita que banhistas entrem molhados no equipamento. E lembre-se: crianças menores de 10 anos não devem entrar desacompanhadas no elevador

- Para garantir o cumprimento das regras por locatários e visitantes, afixe avisos nos murais e elevadores informando as principais normas do regimento interno.

 

SERVIÇOS:

• Clique aqui e encontre Serviços para Condomínios

• Clique aqui e confira empresas especializadas em Manutenção e Limpeza de Piscinas

• Clique aqui e encontre Síndicos Profissionais

• Clique aqui e encontre Sistemas Online de Gestão para Síndicos

 Clique aqui e confira empresas especializadas em Administração de Condomínios

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, leitor do portal?

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-06-19 16:32:23' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-06-19 16:32:23' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora