Limpeza garante novo visual para granitos

Limpeza garante novo visual para granitos

Resistentes, duradouras e com alto valor agregado, pedras como o granito e o mármore embelezam pisos e fachadas de prédios, dando acabamentos exclusivos e sofisticados. Mas, apesar de serem rochas originárias da natureza, também precisam de alguns cuidados para manter as características originais e garantir a boa aparência.

Segundo Maristela dos Santos Ern, da Santos Mármores e Granitos, a limpeza cotidiana de pisos de mármore e granito deve ser feita somente com água e detergente incolor, com ph neutro. “Às vezes, os responsáveis pela limpeza dos condomínios pensam que para a pedra ficar limpa é necessário colocar muito produto de limpeza, quando na realidade ao invés de limpar, isso tira a impermeabilização da pedra. Portanto, nunca devem ser utilizados produtos químicos, como alvejante, por exemplo, pois prejudicam a pedra”, explica Maristela.  

Fachadas e pisos externos

O empresário do ramo de pedras, Rogério Cescon, explica que as pedras que ficam expostas ao tempo acabam perdendo o brilho, por causa da ação dos raios solares, da chuva e de outras interferências climáticas, com isso acabam também acumulando resíduos, como pó e outros materiais.

Segundo Rogério, mesmo com todos os cuidados para manter a boa aparência das pedras é recomendável uma limpeza profissional a cada dois anos. “Utilizamos impermeabilizantes e outros produtos especiais. O custo varia, dependendo de cada profissional, mas normalmente vai depender do tamanho e do estado da área a ser limpa”, explica o empresário.  

Granito renovado

Construído há 12 anos, o edifício comercial Royal Tower estava com os granitos da fachada em péssimo estado. Além da sujeira e das manchas que precisavam ser removidas, também era necessário fazer adaptações na entrada do prédio, quebrando a pedra para a construção de uma rampa para o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.

Para solucionar o problema a primeira alternativa encontrada pela síndica, Vera Maria Grandi, foi modernizar, trocando os granitos antigos por novos. Porém, ao fazer os orçamentos foi surpreendida pelos altos preços. “Como são materiais de longa duração são muito caros”, relatou Vera.

Foi então que, por sugestão do engenheiro responsável pela obra no Royal Tower, Vera decidiu procurar uma empresa que fizesse a limpeza das pedras para verificar os resultados e, só então, decidir pela troca. “O resultado foi melhor do que esperávamos e gastamos bem menos do que seria gasto se as pedras fossem trocadas. Os técnicos lixaram, lavaram, passaram produtos especiais e a nossa pedra ficou nova. Tanto os condôminos, como os clientes acharam que o granito foi trocado. Ficou mais claro, a cor original voltou”, comemora Vera que pretende dar continuidade ao procedimento limpando as pedras a cada dois anos.

(Matéria originalmente publicada em 18/10/2013)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 08:27:48' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 08:27:48' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora