Estoques organizados ajudam a reduzir despesas

  • 15/Junho/2013 - Redação CondominioSC




  • A-
  • A+
Estoques organizados ajudam a reduzir despesas

 

Manter o condomínio organizado é uma tarefa que exige planejamento e cuidados específicos que podem contribuir para reduzir as despesas e otimizar o tempo de trabalho. Além disso, regras claras e a colaboração de todos os envolvidos no processo também podem ajudar a reduzir os custos com manutenção e materiais de limpeza.

Segundo o consultor do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), Osmar Viviani, com relação aos materiais de limpeza, é importante que o condomínio trabalhe com produtos de linha profissional, que são diferenciados: além de serem mais econômicos, dificultam “desvios” por serem facilmente identificáveis.

O consultor recomenda que devem ser estocados somente os materiais de uso mais cotidiano, como produtos de limpeza em geral, acessórios (panos), itens para reparos de equipamentos, adaptadores de torneiras, produtos e acessórios de manutenção de piscinas e de saunas.  O consultor orienta ainda que a responsabilidade pela estocagem dos produtos deve ser da zeladoria. “Dessa forma saberão o que pode ou não vir a faltar, agilizando as tarefas e organizando a rotina do trabalho”, esclarece.

Rafael Irani da Silva é síndico profissional e faz o controle dos materiais de limpeza mensalmente. “Assim que recebemos os materiais do fornecedor, analisamos a relação destes, e projetamos sempre a duração para o mês inteiro. Acredito que fazendo uma compra por mês apenas facilita muito o controle de estoque”, relata.

Com relação aos equipamentos e mobiliário do condomínio, Rafael possui uma planilha (inventário) e, a cada quatro meses revisa os dados para conferência. “Em alguns condomínios, eu mando fazer pequenas etiquetas numeradas, que são coladas em todos os móveis, utensílios e equipamentos para também listarmos e controlarmos”, explica o síndico.

Marcela Pereira Mendes é síndica do Condomínio Residencial Maison Classic, em Florianópolis, e relata que o edifício possui pouco espaço físico para estoques, o que a impede de mantê-lo como deveria. “A piscina é o item que mais exige material de manutenção e há um depósito somente para equipamentos. Os produtos são adquiridos conforme a necessidade, tendo em vista que parte deles é perecível”, diz.

Já o jardim do condomínio de Marcela é cuidado por uma empresa especializada, que possui todos os equipamentos e insumos necessários para manutenção. “Esse tipo de contrato terceirizado torna-se vantajoso em razão do custo-benefício, pois assim temos um jardim bem cuidado e mantido por profissionais que atendem a especificidade do serviço”, explica.

Segundo a síndica, os materiais de limpeza das áreas comuns são suficientes para um mês de uso e apenas alguns produtos, como sacos de lixo e papel-toalha, são comprados em maior quantidade. “Ainda que não tenhamos um estoque relevante de materiais, há um controle, que é realizado por mim ou pelo zelador, ele me auxilia nesse serviço”, relata Marcela.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-07-20 19:42:33' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-07-20 19:42:33' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora