É legítima a representação de condômino em assembleia por meio de procuração

Cada Convenção estipula suas regras para o uso desse recurso
  • 27/Março/2018 - Kalyne Carvalho
É legítima a representação de condômino em assembleia por meio de procuração

De acordo com o artigo 653 do Código Civil, é legítima a representação por meio de procuração e o recurso pode ser utilizado para motivos genéricos. 

“Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato”. Portanto, na ocasião de uma assembleia condominial, o proprietário pode usar essa ferramenta para designar um representante para executar as tarefas que, expressamente, lhe forem confiadas, como, por exemplo, eleger o síndico, opinar e aprovar assuntos relevantes para o condomínio.

No entanto, cada convenção pode estipular as suas regras para o uso da procuração. Há casos de condomínios que exigem assinatura reconhecida em cartório. Ou ainda, convenções que limitam o número de procurações por pessoa a fim de evitar o monopólio nas decisões. Em regra, de acordo com o advogado Alberto Calgaro, especialista em direito condominial, não há exigências ou impedimentos. “Não existem limitações no Código Civil para o número de representações e qualquer um pode ser procurador, inclusive pessoas de fora do condomínio, parentes e até o síndico pode representar outros moradores, desde que não haja limitações na convenção”, destaca.

A procuração é um recurso útil para o condomínio. De acordo com Calgaro, é um facilitador para que as assembleias obtenham quórum participativo satisfatório. “Muitos inquilinos e proprietários viajam ou estão sempre ausentes. É importante que essas pessoas deixem seus representantes para não inviabilizar as decisões do condomínio”, explica. No Condomínio Flamboyant, o síndico João Alexandre Piassine conta que praticamente em todas as assembleias do condomínio algum morador ou proprietário designa outro morador para participar dos temas. O síndico concorda que o recurso aumenta a representatividade, ou seja, o número de votos, entretanto, ele faz uma ressalva negativa da procuração. “Esse mecanismo deixa de ser salutar quando se torna rotina e somente algumas pessoas acabam decidindo pelo condomínio todo”.

O inquilino também pode nomear um procurador para comparecer à assembleia e executar as funções que lhe são conferidas. Esse representante pode participar e votar nas decisões. Entretanto, a esse procurador, somente cabem os poderes de inquilino, o qual não decide, por exemplo, sobre despesas extraordinárias. Ainda segundo o advogado Calgaro, o proprietário também pode nomear o inquilino como seu procurador. “O proprietário pode designar o inquilino para ser o seu procurador, dando poderes a ele de votar, inclusive, nas questões que competem exclusivamente ao proprietário, expressas na lei”, diz.

Caso a convenção do condomínio não trate da questão das procurações e os condôminos desejem criar regras, deverá ser convocada Assembleia Geral com item específico previsto no Edital de Convocação, devendo a matéria ser aprovada pelo voto mínimo de 2/3 (dois terços) do total dos condôminos (não apenas dos presentes) para que a norma seja incluída no texto convencional e possua plena validade.

DICAS

Devem constar na procuração:

- O nome do procurador

- A finalidade da outorga e a designação dos poderes

- Data de validade ou especificação de período permanente (ex: representação em todas as assembleias do condomínio).

- Assinatura do mandatário

(Matéria originalmente publicada em 15/10/2012)

 

SERVIÇOS:

• Clique aqui e confira empresas especializadas em Administração de Condomínios

• Clique aqui e encontre Sistemas Online de Gestão para Síndicos

• Clique aqui e encontre escritórios de Advocacia

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-16 18:19:25' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-16 18:19:25' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora