Imprimir esta página

PM lembra deveres do síndico para reduzir perturbação do sossego

PM lembra deveres do síndico para reduzir perturbação do sossego

Polícia Militar de Itapema criou grupo de WhatsApp e estimula condomínios a assumir papel fiscalizador em casos que envolvem direito de vizinhança e direito condominial

Quando as luzes de Natal começam a acender nas fachadas em Meia Praia, Itapema, o síndico Cláudio Luiz Zanotto já montou um “kit verão” para manter a tranquilidade do condomínio e reduzir casos de perturbação do sossego. Ele deixa pronta uma ficha de identificação de locatários e visitantes, os modelos de notificações e o conjunto de regras que é repassado a cada recém-chegado ao condomínio.

A postura preventiva do síndico vem ajudando a melhorar um quadro que preocupa a PM. Os chamados no 190 por perturbação do sossego alheio representam a ocorrência mais frequente na temporada de verão em Itapema, ao lado dos problemas no trânsito e casos de uso de drogas. A maioria das ligações para o 190 vem de moradores dos condomínios, com reclamações relativas ao som alto e às consequências do consumo de álcool por seus vizinhos.

Outro instrumento utilizado por Zanotto, o aplicativo de mensagens no smartphone, permite contato direto com a polícia quando necessário, para casos envolvendo a segurança do edifício. O grupo de troca de mensagens da Polícia Militar é uma conexão com síndicos e comerciantes para chamados, troca de informações e orientação. Desde a implantação do grupo, em 2015, os chamados por perturbação caíram de 653 para 103em 2018, no mês ápice, que é janeiro.

O comandante da PM de Itapema, Capitão Geraldo Rodrigues Alves Júnior, explica que a aproximação e a comunicação direta da polícia com os condomínios e outros segmentos da sociedade foram a medida adotada para reduzir esses casos, chamando os cidadãos e os síndicos às respectivas responsabilidades.

Comandante Da Pm Itapema
Comandante da PM de Itapema, Capitão Geraldo Rodrigues Alves Júnior

“Quando você reside em um condomínio, tem o síndico como autoridade máxima, com meios para coibir a ação antes de acionar a polícia. Caso esta seja a primeira alternativa, o efetivo fica comprometido para o atendimento de ocorrências mais graves.”

No grupo de WhatsApp, os voluntários que colaboram com a polícia ajudam a multiplicar esse tipo de informação, caso do síndico Cláudio Zanotto, que também é comerciante em Meia Praia. “Programamos medidas como o registro de todas as pessoas que estão no prédio. Assim, conseguimos nos posicionar e cobrar boa postura a qualquer hora do dia, sob pena de advertência formal e multa ao proprietário do apartamento. E a PM nos atende com muito mais agilidade quando temos um caso que compromete a segurança, como um roubo”, explica Zanotto.

Obrigações do síndico vão da mediação à aplicação de multa

A responsabilidade do síndico em casos de perturbação do sossego alheio pode ser a de fiscalização ou de mediação, dependendo do tipo de ocorrência. O advogado Gustavo Camacho, especialista em condomínios, cita pelo menos três tipos de ocorrências, mencionadas no Código Civil e na Lei de Contravenções Penais: as que envolvem o direito de vizinhança dentro do próprio condomínio (capítulo 5, artigo 1.277 do Código Civil); as tocantes a questões de perturbação e vizinhança que ocorrem fora do condomínio (artigo 42 do Decreto Lei 3.688/41) e as que envolvem o direito condominial ou os deveres dos condôminos para com a coletividade (Art. 1.336, inciso IV), refletindo também nas obrigações do síndico (Art. 1.348 do Código Civil).

“Quando a perturbação originada dentro do condomínio afeta ao coletivo ela envolve o direito condominial. Então o síndico tem a obrigação de adotar medidas para cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia, com papel de fiscalizar e aplicar as penalidades. Com relação ao direito de vizinhança, quando alguém no condomínio se sente incomodado com ruídos no apartamento vizinho, como a máquina de lavar funcionando à noite ou a TV em volume alto, o papel do síndico é de mediador, visto que, às vezes, a comunicação entre vizinhos não gera consenso”, diz Camacho.

Nas questões de direito de vizinhança que ocorrem fora do condomínio, mas afetam os moradores, o síndico pode ser proativo e tomar medidas como a comunicação verbal com os responsáveis, outra função de mediação.

Camacho explica que, para o que acontece dentro do condomínio, o síndico tem instrumentos próprios dispostos no regimento que devem ser utilizados: advertências verbais, advertências escritas e aplicação de multa. O especialista diz que o síndico pode cobrar o respeito às regras no condomínio com ainda mais propriedade quando conhece e se baseia nos limites de ruído da região, delimitados pelo zoneamento urbano e o código municipal de posturas.

Áreas residenciais, industriais e faixas próximas a hospitais, por exemplo, têm níveis de tolerância de decibéis distintos e que devem ser respeitados. “Em áreas de muito ruído, como em grandes centros, alguns condomínios possuem um decibelímetro para medir a intensidade e formalizar tanto suas notificações internamente quanto embasar possíveis reclamações dos condôminos ao órgão municipal de posturas”, relata Camacho.

Acionar a Polícia Militar, atitude comumente tomada por condôminos descontentes com o barulho, é uma medida que pode ser utilizada apenas quando o autor persiste na transgressão, mesmo após todas as medidas cabíveis terem sido adotadas pelo síndico, ou quando há indícios de uso de violência em meio à perturbação. É o que recomenda a Polícia Militar. Segundo o comandante Rodrigues, não se trata de uma questão de poupar a polícia, mas de não terceirizar a obrigação do síndico. Ao mesmo tempo, isso permite que o efetivo seja melhor direcionado na cidade para ocorrências que priorizam a segurança da população, como roubos.

Perturbação de vizinhança vai à Justiça

Luiz Paulo Machado
A música alta e a aglomeração de pessoas em um estabelecimento vizinho obrigaram o síndico Luiz Paulo Machado Lima a acionar a Justiça

O síndico Luiz Paulo Machado Lima levou a todas as instâncias a reclamação de perturbação contra um estabelecimento comercial próximo que feria o direito de vizinhança e afetava o seu condomínio. A música alta e a aglomeração de pessoas na área externa da casa de lanches na rua do prédio, durante toda a noite, fizeram o incômodo dos moradores chegar à Justiça. “Não conseguíamos dormir devido ao barulho. Colhi assinaturas, fui verificar a situação do estabelecimento junto aos órgãos competentes e acompanhei os policiais para assinar o boletim de ocorrência e aguardamos até o caso ir à Justiça. Além do nosso papel de síndicos, temos de exercer a nossa cidadania”.

O barulho no comércio cessou após a primeira audiência e o acordo entre as partes.

Condôminos também precisam ser orientados

No condomínio em que vive a síndica Vivien Amalie Melcher, em Meia Praia, todos os mecanismos de comunicação verbal, notificação e penalização são seguidos à risca, mas bastou um domingo fora do condomínio para a PM ser acionada por alguns condôminos, em função da música alta em um apartamento alugado para o verão. “Fomos avisados do fato, acionamos o proprietário, aplicamos a penalidade, mas a persistência dos locatários em manter o som alto levou algumas pessoas a chamarem a PM”.

Vivien explica que todos os moradores devem estar cientes das regras e seguros de que o síndico e a administradora farão o necessário para que elas sejam cumpridas. Dessa forma, ela acredita que os moradores saberão reagir melhor nos casos que envolvem o direito coletivo. “Em contrapartida, ao cobrar os deveres do condômino, é importante também discutir com todos e reconhecer o contexto do momento. Em época de festas e férias no litoral, é preciso verificar quando flexibilizar a tolerância, a fim de permitir a boa convivência no condomínio” pondera.

Deveres relacionados à perturbação no Código Civil

Do Direito Condominial

Art. 1.336. São deveres do condômino: IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

Art. 1.348. Compete ao síndico: IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia.

Dos Direitos de Vizinhança

Seção I - Do Uso Anormal da Propriedade: Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.