Troca de gestão inteligente

  • 10/Janeiro/2018 - Kalyne Carvalho




  • A-
  • A+
Troca de gestão inteligente

 

Ao se despedir de uma gestão, o síndico deve passar minuciosamente as informações sobre o funcionamento do condomínio para o novo administrador.

Assim, fechará o seu mandato com chave de ouro e contribuirá para que o prédio continue a ser mantido sem desperdício de tempo e dinheiro. Quanto mais detalhes o gestor seguinte receber sobre o andamento de obras, período de manutenção, pagamento de contas e obrigações trabalhistas, mais seguro estará para atuar em suas tarefas.

Recomendações de especialistas

O sócio da empresa Omegacont, prestadora de serviços de contabilidade e assessoria à condomínios em Balneário Camboriú, Vitor Pinto, instrui que o novo síndico precisa ser informado principalmente de contas a pagar, reparos que devem ser feitos no prédio, contrato do seguro obrigatório, manutenção dos elevadores, planilha de recarga de extintores e limpeza de fossa.

Também precisa “passar todas as chaves do condomínio, o inventário dos bens do prédio e, se possível, fazer uma vistoria total do edifício”, recomenda.

A professora e consultora condominial, Rosely Benevides de Oliveira Schwartz, orienta também que no caso de eleições para escolha do novo síndico é conveniente que o síndico siga o que está determinado na convenção sobre a formação de novas chapas e a forma de divulgação.

Algumas normas prevêem a possibilidade de distribuição de propostas para a nova gestão, como ocorre nas eleições políticas. Para não criar nenhum tipo de constrangimento é recomendada a utilização do voto secreto.

Caso as despesas não sejam pagas pela administradora, haverá por alguns dias a necessidade do auxilio do antigo síndico para que os pagamentos sejam feitos. A administradora também deverá substituir na Receita Federal o responsável pelo condomínio, onde constará o CPF do novo síndico.

Revendo contratos

A troca de síndico é uma oportunidade para rever todos os contratos estabelecidos com o condomínio. Geralmente nessa oportunidade há a possibilidade de novas contratações ou de negociar adequação dos valores.

Para garantir melhor qualidade dos prestadores de serviços ou fornecedores de produtos, o síndico deverá levantar a situação cadastral das empresas, inclusive cartórios de protesto, ações na justiça e pedir referências de clientes. Essas referências deverão ser visitadas pessoalmente e não apenas consultadas por telefone, garantindo assim a veracidade das informações.

Férias

No caso de férias do síndico é recomendável verificar na convenção quem será o substituto na ausência temporária. Muitas convenções determinam que seja o subsíndico, outras prevêem o presidente do conselho. “Nessa situação o substituto não assume todas as funções, apenas as administrativas. Não poderá, por exemplo, representar o condomínio perante os órgãos públicos ou assinar contratos, pois para isso é necessário uma ata de assembleia que conste que ele possui o mandato”, alerta Rosely.

O substituto deverá ficar com a agenda do síndico, onde constam todos os telefones importantes e também o contato com fornecedores.

(Matéria originalmente publicada em 03/02/2017)

 

SERVIÇOS:

Clique aqui e confira empresas especializadas em Administração de Condomínios

Clique aqui e confira empresas de Contabilidade

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-04-22 19:57:04' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-04-22 19:57:04' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora