O morador conhece as regras do condomínio?

O morador conhece as regras do condomínio?

Cada edifício possui normas internas específicas, mas fazer com que todos estejam cientes de cada uma delas exige criatividade, esforço e ferramentas aliadas da comunicação

As normas do regimento interno e da convenção de condomínio ajudam na organização e boa convivência, estabelecendo limites e uma relação saudável entre os moradores. Mas, apesar de muito similares, cada condomínio pode adotar regras internas específicas, desde que não infrinjam nenhuma legislação em vigor.

Dessa forma, o que é regra em um condomínio, pode não ser em outro. Em alguns não é possível fazer mudança aos sábados, em outros não é permitido o livre acesso de entregadores aos apartamentos, somente até a portaria. Então, como fazer com que os moradores respeitem as normas? A palavra-chave é informação. Quem não conhece o regimento, tem mais dificuldade em cumpri-lo. Por isso, cabe ao gestor repassar as regras e estabelecer que os moradores as cumpram, evitando a aplicação de advertências e multas, previstas no art. 1336 do Código Civil.

Chegada de novos moradores

Para Leandro Heitor Becker, que além de ser empresário da área de tecnologia é síndico há 22 anos, a melhor hora para apresentar as normas ao condômino é durante a mudança. “Moradores novos sempre estão mais abertos a esse tipo de abordagem, depois fica mais difícil encontrá-los e muitos se tornam mais resistentes a esse procedimento”. Elber Bittencourt Vieira, sócio-proprietário da administradora de condomínios Controll, também concorda que esse é o momento mais indicado para evitar que futuramente o morador acuse desconhecimento das regras por não possuir o regulamento em mãos.

Leandro Sindico Web
Para Leandro Heitor Becker, a melhor hora para apresentar as normas ao condômino é durante a mudança

Leandro, que administra atualmente cinco condomínios entre os municípios de Biguaçu, São José e Florianópolis, explica que, além das normas, entrega também um kit de boas-vindas aos novos condôminos. “Neste kit há uma ficha cadastral para o morador preencher, o meu contato, peço também uma cópia do contrato de locação ou de compra e venda e, claro, aproveito para entregar uma cópia do regimento interno e convenção”.

Tecnologia e informação

Sistemas de gestão e softwares adotados por administradoras de condomínio, e-mail e WhatsApp têm cumprido muito bem esse papel de informar os moradores, facilitando o contato com mais assiduidade em um mundo onde a relação entre vizinhos tem sido menos frequente. O síndico Leandro conta que utiliza sistemas de gestão ou, o que é mais comum, e-mail e WhatsApp para se comunicar com os morados e relembrar o regimento, já que alguns ainda são resistentes às tecnologias mais específicas.

Porém, apesar das facilidades digitais, Elber lembra que o bom e velho uso do papel afixado em locais estratégicos, como elevadores e hall de entrada, ainda é eficiente e garante boa visibilidade. “Como o regimento é um documento extenso, regras de uso do salão, animais de estimação, mudanças e regras de segurança afixados em locais de fácil visualização ajudam na prática do dia a dia”.

Leandro, que não deixou totalmente de lado as formas mais tradicionais de divulgação, como até mesmo o antigo porta a porta, encontrou uma forma simpática de relembrar as regras e que tem agradado a todos os moradores: um jornalzinho. Ele mesmo elabora, a cada quatro ou seis meses, dependendo da necessidade. Junto com o regimento, Leandro divulga novidades boas ou ruins sobre o condomínio e aproveita para fazer uma enquete sobre pontos importantes que precisam ser decididos ou melhorados.

No final, não é só o empenho dos moradores em cumprir as regras que conta, a cordialidade e o esforço do síndico em mantê-los bem informados fazem toda a diferença para conservar a boa convivência no condomínio, seja com o apoio da tecnologia ou não.

Serviços

Encontre e cote Sistemas de Gestão para síndicos

Encontre e cote Sistemas para Administração de condomínios 

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-10-22 14:13:29' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-10-22 14:13:29' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora