Hora de acionar o plano B

  • 16/Junho/2010 - Redação CondominioSC
Hora de acionar o plano B

 

Por mais que a administração de um condomínio seja organizada e mantenha as manutenções preventivas em dia, nem tudo sai como se espera. Um encanamento pode estourar, o elevador pode emperrar ou ainda um problema na rede elétrica pode surgir e deixar o prédio às escuras. O que fazer nesses momentos? É hora de acionar um plano B. Ter uma carta na manga é imprescindível para resolver um imprevisto, sem muitas dores de cabeça.

Primeiramente o síndico deve ter um bom plano, evitando que sejam necessárias ações urgentes. No caso do sistema hidráulico do condomínio, o ideal é realizar periodicamente uma manutenção para verificar se os encanamentos e as hidras estão funcionando bem e se não há vazamentos. Além disso, é importante o plano B, que seria ter sempre em mãos o telefone de um encanador que atenda 24 horas.

“Já aconteceu de estourar um cano de madrugada aqui no prédio. Chamei o encanador e na hora ele consertou. Se eu não tivesse na agenda o telefone dele, demoraria mais para encontrar um profissional, e até lá o estrago já estaria maior”, alerta a síndica do edifício Tia Guiomar, em Balneário Camboriú, Marcia Regina Melegari.

Da mesma cidade, o síndico do condomínio Mont Blanc, Alcides Pereira da Silva, mantém uma agenda telefônica atualizada dos prestadores de serviços, com contatos que vão do eletricista, até mesmo de profissionais que consertam antenas, som ambiente dos corredores e fornecedores de gás. “Também é importante ter os telefones do Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e SAMU (192)”, recomenda. Outros contatos necessários são os da companhia de água, energia elétrica e prefeitura.

Manter um serviço de assistência técnica 24 horas para os elevadores do prédio é fundamental, pois pode ocorrer de pessoas ficarem presas ou mesmo dar uma pane no equipamento. “No caso de moradores trancados em elevadores, em primeiro lugar deve ser chamada a empresa para que os técnicos retirem os passageiros. Se for de madrugada e os profissionais demorarem a chegar, o ideal é ligar também para o Corpo de Bombeiros”, aponta o gerente geral da Consesc Elevadores, Valério Gilli. A empresa tem mais de 500 unidades assistenciadas.

Com a experiência de assessorar condomínios, a administradora Neval, de Itapema, fixa uma listagem de telefones úteis e de fornecedores no mural de avisos do condomínio, local de fácil visualização. “Nós sempre alertamos aos nossos fornecedores que deixem os telefones de plantões permanentemente ligados e que se coloquem à disposição de nossos clientes”, observa o gerente Tiago Neves.

Segundo Neves, outras medidas importantes para ter uma resposta rápida em casos de imprevistos é deixar uma pessoa no edifício (funcionário, se houver) com a relação de nomes, telefones e endereços de todos os condôminos. “Isso é essencial no caso de emergências com suspeita de incêndio ou vazamento hidráulico”, explica. Curso de primeiros socorros para os empregados também é fundamental.

Na questão financeira, é importante ter em convenção ou deixar deliberado um valor de chamada de capital a ser realizado para fins emergenciais sem precisar convocar a assembleia. De acordo com Neves, a medida é importante para possibilitar consertos e reparos urgentes sem a defasagem do caixa ordinário do condomínio.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 17:16:31' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 17:16:31' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora