Síndicos dão dicas de como escolher uma boa administradora

  • 10/Março/2010 - Redação CondominioSC




  • A-
  • A+
Síndicos dão dicas de como escolher uma boa administradora

 

Escolher uma administradora para o condomínio não é tarefa fácil, afinal exerce um cargo de confiança do síndico e lidará direto com as demandas contratuais e financeiras do prédio. Além de prestar assessoria ao síndico sobre leis, normas regulamentadoras e contribuir na organização das assembleias. Ao escolher uma nova empresa todo cuidado é pouco, pois se houver algum erro administrativo a responsabilidade é do gestor condominial.

 Para o síndico do residencial Passero, em Itapema, Roberto Mari (Foto), ao optar por uma administradora é importante verificar se é conhecida no mercado e entrar em contato com outros clientes para conferir os procedimentos dos serviços e o comprometimento dela. “O diferencial de uma boa empresa está no cuidado que tem com os interesses do condomínio e atender rápido as solicitações”, defende. Mari ainda indica fazer consultas para verificar se não há ações contra a organização na Justiça.

O síndico do condomínio Camila, na Capital, Artur Purificação Neto, acrescenta que o tempo de mercado da administradora também deve ser considerado, pois demonstra consolidação. A gestão do prédio de Neto é feita completamente por administradora. “Já conhecem tudo, as leis condominiais e do trabalho. Quando precisamos de um serviço, a empresa tem uma lista de profissionais para nos atender em qualquer tipo de demanda”, observa.

Após a escolha da empresa, a contratação deve ser aprovada em assembleia. Como aponta o artigo 1348, parágrafos 2º, do Código Civil, “o síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção”. Segundo o código, a votação necessária é de pelo menos metade dos condôminos em primeira chamada e, em segunda, a maioria dos votos dos presentes.

É interessante o gestor condominial mostrar aos condôminos que é muito importante a sua avaliação perante a administradora, pois, se algo ocorrer de errado, a responsabilidade será dele e não de todos. O síndico também deve observar que a lei não impede que a opção seja somente dele, desde que conste na convenção.

No contrato, todos os serviços devem estar apontados e também as taxas extraordinárias cobradas. O condomínio pode escolher por uma gestão completa ou pela co-gestão (efetua a parte contábil e legal) que pode sair até 40% mais barato. A taxa mensal varia entre 5% a 10% da arrecadação ordinária, se for muito abaixo desse preço desconfie. Para os edifícios comerciais geralmente a taxa é mais cara em cerca de 20%. E algumas administradoras ainda cobram uma 13ª taxa que só pode ser descontada se estiver prevista em contrato.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-07-20 20:12:50' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-07-20 20:12:50' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora