Encontro com a Casan esclarece dúvidas de síndicos

Encontro com a Casan esclarece dúvidas de síndicos

Diretor da companhia aprovou a reunião e afirmou que outros encontros serão realizados em todo o Estado

Problemas relacionados ao excesso no consumo de água ou de serviços prestados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) fazem parte da rotina de muitos condomínios. Para dirimir dúvidas em relação aos procedimentos que envolvem o fornecimento de água, bem como aproximar mais os síndicos da gestão operacional da empresa, foi realizado no dia 8 de agosto um encontro com a Casan, que contou com o apoio do Jornal dos Condomínios, Portal CondomínioSC, Conseg Bacia do Itacorubi, Grupo Adservi e SCOND Soluções para Condomínios. A iniciativa partiu da síndica Elisete Pacheco, do Condomínio Granville.

Realizado no auditório do Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM) da Casan, no Balneário Estreito, em Florianópolis, o evento contou com a participação de aproximadamente 100 representantes de condomínios de Florianópolis, São José e outras cidades do Estado.

Foram abordados problemas e dúvidas referentes a assuntos como hidrômetro, cobranças indevidas, telemetria, medição individual e coletiva de consumo, canais de comunicação e abastecimento por caminhões-pipas, dentre outros.

A reunião, porém, foi além dos questionamentos. A partir de uma explicação sobre telemetria em empreendimentos residenciais, dada pelo gerente de Fiscalização e Medição da Casan, engenheiro Rodrigo Moure, ficou definida a constituição de uma comissão mista para verificar o interesse dos condomínios em assumir o custo desse serviço, pois foi esse fator que levou a Casan a paralisar o projeto. Na avaliação dos participantes, as vantagens da telemetria, que permite trabalhar de forma preventiva o vazamento e o excesso de consumo nas unidades, compensam o investimento.

Avaliação positiva – Na abertura do encontro, o diretor de Operações e Meio Ambiente, Paulo Roberto Meller, parabenizou os organizadores pela iniciativa e adiantou que a intenção é promover encontros semelhantes por todo o Estado. “Temos o maior interesse em estreitar a relação com os síndicos, pois eles são fundamentais no trabalho que prestamos à comunidade”, disse.

Já a síndica profissional Elisete Pacheco, também conselheira comunitária, agradeceu à Casan por abrir esse espaço de diálogo. “Tanto os síndicos e subsíndicos, que representam milhares de moradores de Florianópolis e São José, como a Casan, têm muito a aprender e a ganhar com a troca de experiências e informações que esse tipo de encontro vem a nos proporcionar”, observou. “É por meio do debate que conseguiremos encontrar respostas e construir soluções que permitam melhorar a gestão nos condomínios e, também, ajudar a aprimorar os serviços que nos são oferecidos.”

A Casan esteve representada também por Vinícius Ferreira, do Setor Comercial da Agência Florianópolis; Helton Krauss, da Divisão de Políticas Comerciais da empresa; e Juliano Maziero de Souza, responsável pelo Setor de Relacionamento com o Cliente.

Dúvidas Frequentes

Vazamentos – A responsabilidade legal da Casan estende-se até o ponto de entrega de água, ou seja, o cavalete na testada do imóvel. Nas ligações em abrigo-padrão, de acordo com Norma da Companhia, a Casan se responsabiliza por vazamento até o registro de esfera. Atualmente é obrigatória a instalação do abrigo-padrão na testada do imóvel e a colocação de um registro na rede da unidade (distante até 30 cm do abrigo). Após o registro de esfera, os vazamentos são de responsabilidade da unidade. Solicitações de conserto deverão ser abertas via central de atendimento (0800.643.0195) e têm prazo de atendimento de 48 horas. Apenas a Casan poderá intervir nas instalações prediais até o registro de esfera da unidade.

Vazamentos ocultos de difícil localização – Não estão contemplados nesta categoria, e passíveis de revisão do valor da fatura, quando ocorrerem em válvulas de descarga, torneiras e chuveiros; por fissura em reservatórios; por defeito nas válvulas de flutuador (boias) e por defeito no extravasor superior (ladrão). As solicitações de revisão de faturamento deverão ser abertas nos atendimentos presenciais pelo síndico ou representante legal. A Casan enviará fiscal ao local para confirmar a ocorrência do vazamento e o respectivo conserto. Se o processo for deferido, poderão ser revisadas duas faturas consecutivas num período de 12 meses.

Verificação do hidrômetro por excesso de consumo na fatura – É direito do síndico acompanhar o processo de aferição do medidor quando há questionamento sobre o valor impresso na fatura. Ao substituir o hidrômetro, o técnico deve avisar que é possível requerer este acompanhamento, feito no laboratório da Casan. Havendo desconformidade do equipamento (reprovação) poderão ser revisadas três faturas consecutivas anteriores à solicitação.

Telemetria – O serviço de telemetria oferecido aos condomínios foi suspenso devido ao alto custo. O sistema permite acompanhamento, em tempo real, do consumo fornecido ao imóvel.

Reajuste nos serviços de água e esgoto * – A partir de 21 de agosto, haverá um reajuste de 6,08%, autorizado pela Agência Reguladora de Santa Catarina (Aresc). Em 2016, o aumento foi de 10,81%.

Canais de comunicação – Além da central de atendimento 0800.643.0195, a Casan aconselhou os síndicos a se utilizarem do Fale Conosco (formulário enviado via e-mail). Conforme a empresa, os pedidos são distribuídos para os setores responsáveis e há uma pessoa encarregada de cobrar um retorno. Para quem participou do encontro com a Casan, orienta-se iniciar a mensagem com a informação "Encontro Síndicos e CASAN", visando maior celeridade nos casos pontuais apresentados.

Tarifas – A Casan está estudando mudanças na estrutura tarifária atual. Entre os pontos, está o fim da cobrança fixa mínima de 10 metros cúbicos/mês (mesmo quando o imóvel estiver fechado) e passar a faturar o efetivo consumo de cada unidade. Também está em análise a redução na diferença existente hoje entre as faixas 1 e 2, mantendo-se, porém, os incentivos ao consumo racional da água.

Veja as fotos do evento clicando aqui

 Serviço*:

A OUVIDORIA da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina - ARESC possui os seguintes canais de comunicação e se colocou à disposição para dirimir quaisquer dúvidas dos síndicos:

 A ARESC frisa aos usuários dos serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, recursos hídricos, e gaseificação tem suas atribuições  fundamentações na:

= Lei 8.078/ 90 – que é o Código de Defesa do Consumidor;

= Lei 8.987/ 97 – que versa sobre o Regime de Concessão e Permissão da Prestação dos Serviços Públicos;

= Lei 9.433/ 97 – Institui a Politica de Recursos Hídricos;

= Lei Federal 11.107 / 95 – Trata Normatização de Contrato de Consórcios Públicos;

= Lei Estadual - 13.517 / 05 – Que trata Política Estadual de Saneamento .

 Onde diante do amparo Legal a OUVIDORIA,  recebe seus atendimentos e demandas de usuários  através de seus CANAIS DE COMUNICAÇÃO, sendo:

0800-643-2611 / 07:00 às 19:00hrs – Segunda a Sexta

Emails / murilo@aresc.sc.gov.br  e  ouvidoria@aresc.sc.gov.br

 Atendimento pessoal ou por  correspondência

 Rua Anita Garibaldi, 79 | 7º Andar Ouvidoria|11º e 12º Andar | Centro Executivo Miguel Daux | Centro | Florianópolis SC | 88.010-500

 Das 07:00 às 19:00hrs – Segunda a Sexta

 http://ouvidoria.aresc.sc.gov.br/cidadao

 O síndico ao fazer o contato com a OUVIDORIA ARESC devera ter consigo o PROTOCOLO GERADO JUNTO

ao 0800- da CASAN 0800 643 0195 menu e opção “4.”.

                            

 

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