Síndicos devem estar atentos à garagem

Síndicos devem estar atentos à garagem

 

A garagem é um importante ambiente de convivência entre condôminos, que muitas vezes se encontram mais nesse local do que no hall de entrada ou no elevador, por exemplo. Mas esse espaço pode ser também o cenário de alguns conflitos, que, com um pouco de sabedoria e bom senso, podem e devem ser amenizados pelo síndico.

Prestar atenção na garagem é uma tema importante no dia-a-dia do condomínio L’Aquila Residencial, no bairro Comerciário, em Criciúma. O síndico Zilson Raasch lembra-se de que nunca houve nenhum problema grave no local – característica de quem mantém o zelo constante.

No residencial, que já tem 10 anos de história, já foram rediscutidos alguns pontos do regimento interno. “Precisamos adaptar e atualizar alguns quesitos. Dentre eles, decidimos em reunião que não devem ser colocados objetos na garagem, pois ela não deve servir como depósito”, afirma. Para solucionar a colocação de bicicletas, por exemplo, o condomínio decidiu dedicar um espaço para ter um bicicletário. “Os moradores podem deixar em um lugar seguro, com chave”, disse. O síndico ressalta também que os condôminos devem rediscutir o regimento, pois alguns tópicos muitas vezes não estão previstos e algumas peculiaridades podem ser observadas com o passar do tempo.

Outra medida importante discutida entre os moradores do prédio foi a instalação de câmeras de segurança na garagem para evitar furtos, e que auxilia no cotidiano dos condôminos. “Já aconteceu de um morador bater o carro no portão da garagem, mas logo ele se dispôs a pagar o dano”, destacando que o fato estava registrado na filmagem e serviu para evitar constrangimentos.

Segurança

A garagem pode ser um fator de risco para a segurança dos moradores, especialmente nessa época do ano em Criciúma, que fica visivelmente mais vazia no verão, quando muitos seguem para praias como Balneário Rincão, Morro dos Conventos e Balneário Arroio do Silva, além de outras do sul catarinense. Por isso, observar a garagem é imprescindível nesse período.

A sócia e administradora da Contap, Deise Felício Sombrio, diz que uma das orientações fundamentais é não emprestar o controle da garagem para quem não é morador. “Os moradores e o síndico devem estar sempre atentos para evitar a entrada de pessoas desconhecidas através da garagem”, comenta.

A administradora lembra ainda que é fundamental que o síndico tenha o cadastro das vagas para evitar que moradores que desconhecem as regras utilizem a garagem de outro apartamento. “Tendo em mãos este documento, o síndico pode orientar e evitar problemas futuros”. Em relação a apartamentos vazios, que estão para venda ou locação, é preciso ter autorização por escrito do proprietário para que as vagas possam ser cedidas para condôminos que precisam do espaço para receber visitas ou colocar outro automóvel no local. “Além disso, é preciso manter conservadas as faixas amarelas que delimitam os boxes, orientar os moradores a não estacionar em local de manobra, e consultar sempre o que diz a convenção do condomínio”, informa Deise.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 22:25:09' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 22:25:09' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora