Organização das chaves facilita dia a dia de condomínio

Organização das chaves facilita dia a dia de condomínio

As chaves do condomínio são itens que merecem atenção especial, inclusive em tempos de férias e veraneio.

Por questão de segurança e agilidade é imprescindível saber com quem estão as cópias e como fazer para entrar em locais de acesso restrito. Com quem ficam os molhos de chaves quando o síndico ou o zelador não estão no prédio? É importante que esse tipo de informação fique disponível para os moradores, inclusive aos novos condôminos que estão chegando. No edifício Bosque das Palmeiras, em Içara (SC), além do síndico e do zelador, as chaves também ficam com moradores que exercem funções específicas na gestão do condomínio. É o exemplo de Angel Lenin Martinez, que repassou o cargo de síndico neste mês, mas continua na função de tesoureiro. “Por isso, também fico com uma cópia das chaves, assim, quando necessário, temos outra pessoa no prédio que pode auxiliar”, comentou. Martinez já atuou como tesoureiro antes e como síndico por dois mandatos e, por conhecer bem a rotina do edifício, poderá colaborar quando o novo síndico não estiver no local, facilitando o acesso e agilizando os procedimentos.

A organização das chaves depende de cada regimento, mas é fundamental ter opções disponíveis. “É interessante ter outro representante que igualmente tenha a posse das chaves, como acontece no Bosque das Palmeiras. Como administradora, nós também temos cópias e damos cobertura quando não há ninguém no condomínio”, comentou o sócio e gerente administrativo da Consucril, Rogério Panatta. Ele lembrou também que, em caso de trocas de síndicos, é necessário fazer a entrega do molho de chaves na assembleia, e orientar sobre as condições estabelecidas no regimento interno.

Dicas

• Não guarde os molhos de chaves próximos a janelas, pois facilita a ação de alguém com más intenções;

• Use capa identificadora de chaves para agilizar a localização de chaves específicas;

• O ideal é que as cópias das chaves do painel central de energia elétrica fiquem com o síndico e o zelador ou alguém responsável. Além disso, quem tem a posse das chaves deve acompanhar moradores ou funcionários de empresas prestadoras de serviço na hora do procedimento;

• Novos moradores vez ou outra precisam das chaves para instalações de antenas, por exemplo. Ao recepcioná-los no prédio, o síndico pode também repassar as informações sobre quem são os portadores das chaves e como fazer para solicitá-las.

(Matéria originalmente publicada em 10/02/2014)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 11:15:12' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 11:15:12' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora