Síndicos inovam na recepção a novos condôminos

  • 10/Dezembro/2013 - Redação CondominioSC




  • A-
  • A+
Síndicos inovam na recepção a novos condôminos

 

A chegada de novos moradores a condomínios residenciais ou comerciais sempre envolve um período de adaptação às regras do novo local de moradia e/ou trabalho. Nesse sentido, ideias simples e práticas estão surgindo para amenizar as dificuldades dessa fase e facilitar a vida do síndico.

Uma ideia simpática e eficaz é uma espécie de kit entregue a novos moradores e locatários, criado por Carlos Spiler, há quase 10 anos na função de síndico do Condomínio Aconcágua, em Balneário Camboriú. “Não chega a ser um kit, mas fazemos uma visita levando a convenção do condomínio pessoalmente, o regimento interno, um manual de segurança do prédio com informações sobre a senha da portaria, localização das câmeras e funcionamento do sistema, além de um manual de coleta de resíduos sólidos. Como estamos perto da praia, recebemos muitos locatários durante o verão, e temos a preocupação de que todos recebam o material uma vez que a segurança também é nossa prioridade”, explica Carlos.

As administradoras de condomínios também já começam a tratar do assunto com mais atenção. “Sempre que um novo condômino chega ou que um novo empreendimento é entregue, temos a preocupação de entregar uma cópia do Regimento Interno e da Convenção do Condomínio, que são os principais documentos”, explica Amanda Campos Zeferino, da Correta Condomínios. “São eles que regem todos os aspectos do condomínio, desde horários de coleta de resíduos até as regras para o uso das áreas comuns”, completa.

A mesma prática é utilizada na Plac Planejamento e Assessoria de Condomínios. A advogada Dirley Magro explica que a empresa sempre procura orientar o síndico para que ele se apresente aos novos moradores ou locatários e entregue uma cópia do regimento interno e da convenção do condomínio. “É importante que o morador conheça as regras do condomínio e também a quem recorrer, além de ser uma maneira de facilitar seu trabalho”, declara.

Dicas

Informações, dicas e documentos importantes sobre o dia-a-dia do condomínio, que podem constar no kit de boas-vindas, para facilitar a vida do síndico e informar ao novo morador as regras de sua nova casa:

• Dados do novo morador - Ficha cadastral que deve ser preenchida pelo morador e encaminhada ao síndico;

• Dados da administração - Telefone e e-mail para contato com o síndico e administradora, informando horários preferenciais de contato;

• Nome e função dos funcionários do prédio;

• Regulamento Interno e Convenção do condomínio;

• Dicas de segurança contra assaltos, solicitando ao morador atenção aos procedimentos de segurança do condomínio.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-12-11 02:40:31' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-12-11 02:40:31' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora