Ilumine o condomínio com economia

  • 29/Outubro/2012 - Redação CondominioSC




  • A-
  • A+
Ilumine o condomínio com economia

 

Conhecer os sistemas e mecanismos de iluminação instalados no condomínio é o primeiro passo para a economia. Saber economizar significa ainda buscar informações sobre equipamentos mais vantajosos e viáveis. O descuido com a iluminação pode significar muito na hora de pagar a conta de energia.

Para iluminar ambientes comuns que dispensam a luz contínua, tais como corredores, hall, escadarias e áreas comuns das edificações, algumas construtoras adotam o sistema de iluminação coletiva por minuterias – dispositivos elétricos que permitem manter acesas as lâmpadas de um ambiente por período de tempo definido, desligando-as automaticamente em seguida. Porém, quando o interruptor é acionado, geralmente, as luzes do bloco inteiro são acesas, ao mesmo tempo. Ou seja, é impossível ligar as lâmpadas de um corredor somente, pois o mecanismo está interligado.

De acordo com o engenheiro eletricista Marcos Danerau Cruz, a minuteria gera mais consumo de energia elétrica e ainda possui tempo limitado de iluminação. “É preciso pesquisar e se informar bem antes de escolher o melhor sistema. A minuteria permanece ligada de acordo com o tempo programado, geralmente, um minuto. Se o morador parar para conversar e passar desse período, ele vai ficar no escuro”, orienta. A melhor opção, segundo o engenheiro, é o sistema por sensor de presença. “O sensor de presença é acionado com o movimento no ambiente”, explica.

Sensores
O síndico profissional Vanderlei Cima identificou que, nos condomínios que administra, sistema de minuteria é inviável e, por meio de aprovação dos condôminos em assembleia, trocou o mecanismo para um sistema de iluminação inteligente, com sensores de presença e fotocélulas. “Esse novo sistema permite acionar, automaticamente, as lâmpadas de cada andar individualmente. Além disso, as fotocélulas detectam se há, por exemplo, iluminação natural no ambiente, o que dispensa o acionamento das lâmpadas. Isso gera economia e conforto aos moradores”, explica.
 
No Condomínio Residencial Feijó Vieira o sistema por sensores de presença já funciona há quatro anos nos oito blocos e, de 2008 para 2011, o condomínio economizou aproximadamente 17% por bloco em energia por mês. No Condomínio Residencial Mirante Sul, os moradores aprovaram, por unanimidade, em maio deste ano, o orçamento no valor de R$ 14 mil para a troca de todo o sistema e, segundo o síndico, já foram contabilizados resultados positivos, percebendo 11% de redução no consumo de energia. “É um investimento em médio prazo. Todos os condôminos perceberam a necessidade da reforma”, ressalta.
 
DICA
 
As melhores lâmpadas para iluminar áreas comuns são as do tipo LED. Além de econômicas, aguentam o acionamento (liga e desliga) sucessivo dos sistemas de minuterias ou sensores de presença.
  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-02-19 23:31:30' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-02-19 23:31:30' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora