Asdesc e Aresc discutem estrutura tarifária que será adotada pela Casan

Asdesc e Aresc discutem estrutura tarifária que será adotada pela Casan

A diretoria da Asdesc - Associação de Síndicos de Santa Catarina reuniu-se com a Aresc - Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, para discutir a nova estrutura tarifária estudada e apresentada pela agência reguladora e que será adotada pela Casan nos 205 municípios atendidos pela concessionária no estado.

Segundo o engenheiro da Aresc, Silvio da Rosa, a agência reguladora atua em todos os serviços públicos concedidos seja por companhias municipais, estaduais ou mesmo privadas. “Somos a balança entre o usuário consumidor, a concessionária e o poder conselheiro. Nosso papel é manter o equilíbrio de uma boa prestação de serviços com o menor custo de tarifa”, salientou.

Silvio informou que na reunião com a associação dos síndicos foi apresentada como ficará a nova estrutura de cobrança da tarifa e também para cumprir uma nova decisão do STF, principalmente para as unidades verticais em apartamentos, para que não venha a ocorrer o que está acontecendo em Balneário Camboriú. “Neste município um escritório de advocacia incentivou alguns condomínios a entrarem na justiça e infelizmente esqueceram que a tabela era progressiva e acabou se aplicando uma isonomia de cobrança e prejudicando todos os condomínios que hoje pagam de 100 a 150% a mais em suas faturas de água, mas que com a nova estrutura tarifária apresentada pela Aresc retornará à normalidade”.

Asdesc 1 Site

Para a presidente da associação Cynthia Gaia o encontro foi muito esclarecedor. “O objetivo da Asdesc foi discutir e se inteirar sobre a nova tarifa que será cobrada pela Casan e em como está sendo desenvolvida a consulta pública. A Asdesc quer contribuir e repassar aos demais condomínios a situação para que ninguém tenha surpresas futuras na cobrança de água, evitando também que o ocorrido em Balneário Camboriú fosse replicado para outras cidades do estado”, informou.

A diretoria de regulação da Aresc avaliou positivamente a participação da associação. “É uma iniciativa nobre, é muito importante principalmente para os síndicos que tem a gestão de seus condomínios conhecer a realidade de como é constituido uma tarifa e como ela tem a sua composição para ter a ideia de como impactaria os condomínios se não houvesse essa nova estruturação da tarifa. Esperamos que por meio da associação de síndicos a Asdesc, possamos multiplicar essas informações para os demais síndicos da Grande Florianópolis e quem sabe para o estado de Santa Catarina”, avaliou engenheiro Silvio da Rosa.

A consulta pública foi prorrogada até 30 de abril para usuários da Casan e Emasa em Balneário Camboriú vai até 30 de março.
Mais informações de como participar no link:
http://www.aresc.sc.gov.br/

Um encontro com síndicos de cidades com serviços de fornecimento de água pela Casan, no qual serão compartilhadas informações e esclarecimentos sobre o processo de alteração, bem como a participação na Consulta Pública, está sendo programado pela diretoria da Asdec.

O Jornal dos Condomínios acompanhou o encontro ocorrido dia 1 de março.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-05-26 15:15:29' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-05-26 15:15:29' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora