As múltiplas alternativas para se procurar imóveis

  • 26/Agosto/2009 - Redação CondominioSC




  • A-
  • A+
As múltiplas alternativas para se procurar imóveis

 

Na hora de procurar um imóvel, se o potencial comprador não tiver familiaridade com o mercado, pode ficar meio perdido de como começar a verificar as opções disponíveis de moradas à venda. Porém o setor oferece uma imensidão de opções para se conhecer propriedades sem, a princípio, ter de sair de casa.

De acordo com o diretor para Compra e Venda de Imóveis do Sindicato da Habitação (Secovi – Florianópolis/Tubarão), Gilberto Guerreiro, a maioria das imobiliárias já conta com sites aonde mostram seus produtos, com fotos das unidades e informações sobre extensão da área, quantidade de cômodos e preço. Além disso, ele observa que os interessados também podem verificar os anúncios das imobiliárias nos jornais de grande circulação e segmentados.

Compra com o proprietário ou imobiliária

Ao procurar um imóvel, a forma mais segura é buscar uma imobiliária ou um corretor de imóvel, assim o comprador terá garantias, pois as empresas do ramo têm “a obrigação de alertar o comprador para todos os aspectos, desde conservação de imóvel a documentações e principalmente cuidar para que o valor pago no negócio seja um preço de mercado”, observa Gilberto Guerreiro. Segundo ele, para verificar o quanto vale o imóvel, se leva em conta a localização, a infra-estrutura urbana e a conservação do imóvel.

Se o interessado preferir não procurar um profissional ou empresa do setor, precisa ter consciência dos passos a serem dados para fazer uma compra de sucesso. Guerreiro alerta que primeiro deve-se ter em vista qual o bairro que se pretende ter o imóvel, considerando os serviços públicos oferecidos, comércio, facilidade para se locomover para o trabalho e escola.

Depois de negociar o preço, o próximo passo é verificar a documentação, ponto da compra que requer mais cuidados para não correr o risco de adquirir um imóvel hipotecado ou penhorado. “Pelo menos nessa parte é inteligente o consumidor procurar um serviço especializado, seja uma imobiliária ou advogado para analisar a documentação”, pondera Guerreiro. 

Dicas

O interessado em adquirir uma nova morada também pode fazer o famigerado “bate pernas”, ou seja, ir às ruas e bairros em que interessa e perguntar aos moradores, síndicos e porteiros de prédio sobre propriedades à venda. Porém, cabe ressaltar que apenas um corretor de imóveis credenciado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) está apto a realizar a intermediação, conforme o artigo 3º da lei 6.530/78.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-02-15 21:34:54' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-02-15 21:34:54' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora