Condomínio elabora solução criativa para rateio da água

  • 15/Junho/2013 - Redação CondominioSC
Condomínio elabora solução criativa para rateio da água

 

O hidrômetro coletivo muitas vezes pode ser motivo de dor de cabeça para o síndico do prédio, devido à forma de divisão da conta de água entre os condôminos. No entanto, soluções criativas e elaboradas em conjunto por síndicos e moradores podem dar certo, dividindo de maneira mais justa e funcional a cota mensal. O edifício Residencial Milazzo, no centro de Criciúma, há três anos utiliza uma metodologia que tem sido aprovada por todos. O síndico Gregório de Stéfani, que atua pelo segundo mandato, afirma que os condôminos aprovaram a iniciativa de mudar a forma como a cobrança era até então realizada. “Afinal, agora quem usa menos paga menos”, informa. O síndico explica que, dentre os parâmetros mais importantes, é utilizado aquele referente ao consumo mensal do gás, devido aos aquecedores (à gás) de água.

O prédio tem 12 apartamentos e duas coberturas, totalizando 14 residências. “Aqui é bastante tranquilo, todo mundo se conhece, se dá bem e colabora”, afirma De Stéfani. O síndico ainda lembra-se de que, na época, a mudança e a aprovação dos moradores foram relatadas na ata da reunião.

Como funciona

O cálculo personalizado da cobrança passou por pelo menos um ano de estudo, e agora é aplicado pela empresa administradora do condomínio. “Para efetuar o rateio, alguns critérios são considerados”, explica o gerente administrativo da Consucril, Rogério Panatta.

Primeiramente, foi estabelecida uma cota para cada apartamento, de acordo com suas características, tais como número de quartos, garagem e área externa, este último item no caso das coberturas. “Cada residência tem sua cota, que é multiplicada por dois, por ser a soma da água com a taxa de esgoto”, informa Panatta.A soma dessas frações corresponde a uma taxa fixa, que chega a um valor aproximado do montante final.

Depois, a fim de chegar ao valor a ser cobrado de cada um dos apartamentos, o valor total de gás utilizado no mês é usado como indicador. “Essa diferença da cota fixa com o valor final é, então, dividida de acordo com o consumo de gás no mês”, explica Panatta. “Essa foi a forma que encontramos para identificar o consumo. Agora, quem gastou mais água, vai pagar um percentual maior”, complementa o síndico De Stéfani.

Moradores aprovam

A metodologia foi analisada e discutida antes de implantada. O condômino Joel Casagrande, que já foi síndico do prédio, lembra-se de que o consumo da água era muito alto. “Com o gás central, a vazão de água para o chuveiro, por exemplo, é seis vezes maior do que o uso de chuveiros elétricos”, indica. Segundo ele, foi interessante fazer a análise para se chegar à metodologia. “Tem que convencer através de dados e informação”, completa.

Para o gerente administrativo Panatta, durante esse período de acompanhamento comprovou-se de fato que o consumo de água está relacionado com o de gás, na mesma proporção, e isso demonstra o argumento verossímil para o rateio da cobrança. “Essa forma de rateio tem funcionado muito bem para o Residencial Milazzo”, destaca.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 15:13:58' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 15:13:58' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora