Foco no cliente

Foco no cliente

Sempre que entra em vigor uma nova Convenção Coletiva de seus funcionários, é esperado que as empresas terceirizadas de serviços de asseio e vigilância repassem a porcentagem do reajuste salarial para os seus contratos.

Também é comum, nessa mesma época, a renegociação de contratos entre essas empresas e os condomínios, onde é pleiteado que os prestadores, na medida do possível, não repassem ou amenizem o repasse do reajuste salarial da categoria aos condomínios. E quando não satisfeitos com o resultado das negociações, muitos síndicos cogitam em trocar de prestadoras. Empresas mais atentas já preparam suas estratégias para capitalizarem os clientes que escaparam das empresas cujos contratos são mais inflexíveis.

O que me causou espanto e me fez escrever sobre o assunto foi a estratégia adotada por uma empresa - detentora do contrato -, que no momento da negociação concentrou-se em descredenciar a empresa concorrente que ofereceu a melhor proposta.

Concentrar esforços com foco no concorrente é tão inconsequente quanto menosprezar a capacidade do cliente de mensurar e avaliar o mercado, ainda mais se tratando do mercado condominial catarinense. Uma boa visão é manter seus contratos com foco no cliente.

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