Colunistas
De Olho no Mercado

De Olho no Mercado

DE SÍNDICO PARA SÍNDICO

Caros síndicos! Recebi com grande entusiasmo o convite para escrever uma coluna mensal no Jornal dos Condomínios. Ter a tarefa de ser um elo entre os anseios e necessidades dos sujeitos envolvidos no cotidiano dos condomínios, e as soluções apresentadas pelo mercado é uma motivação que não vivenciava desde a época que frequentava os bancos acadêmicos.

 Não há assunto mais discutido entre os síndicos em encontros ou nos grupos das redes sociais, do que a indicação de prestadores de serviços ou a necessidade da solução para determinado problema. Também vimos com frequência o entusiasmo de vários colegas síndicos ao experimentarem a qualidade dos serviços ou produtos de determinado fornecedor. Tenho o propósito de, neste espaço, poder representar os dois lados deste movimento, que oscila entre as necessidades dos consumidores e as soluções disponíveis no mercado.

Entendo que é preciso estar atento ao que está acontecendo, promovendo encontros e mostrando que os sujeitos envolvidos nas atividades voltadas aos condomínios estão interagindo em busca de conhecimento. Gosto da expressão “trabalhar pelo bom exercício da função de síndico”, citada por mim em muitas ocasiões em meus vídeos e encontros com nossos colegas de atividade e este espaço que nos foi concedido é a mais nobre ferramenta para atingirmos este objetivo.

Rogério de Freitas

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Marketing e Gestão Empresarial, Síndico Profissional.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O síndico e o dono da dor

11/Dezembro/2019        

Uma das coisas que as pessoas mais valorizam e tem verdadeira necessidade é alguém que entenda as suas dores. Somos eternamente carentes de atenção, carentes de empatia. Veja…

Veja mais ...

O síndico CEO

07/Novembro/2019        

A maioria dos especialistas com que tenho conversado vem defendendo, cada vez mais, que o condomínio deve ser gerido como uma empresa. E que esse gestor condominial para…

Veja mais ...

Poder político, pilar da gestão condominial

09/Outubro/2019        

Conduzir a coletividade aos fins desejados e desviá-la dos fins indesejados, é esta a finalidade do poder político. A função de síndico como entidade representativa dessa coletividade sugere…

Veja mais ...

Ambiente de crescimento

06/Setembro/2019        

O bom exercício da função de síndico está pautado no desenvolvimento de habilidades para suplantar desafios. E a maestria nessa função, ou seja, exercer essa função com fluidez…

Veja mais ...

Quatro pilares da gestão condominial

09/Agosto/2019        

Volta e meia novos conceitos, estruturas e metodologias são divulgados com a intenção de mapear um caminho para um determinado setor. Em um recente encontro com especialistas catarinenses,…

Veja mais ...

Ao aprender a ensinar você se ensina a aprender

04/Julho/2019        

Constantemente no bom exercício da função de síndico somos chamados a dar explicação sobre vários fatos, situações e ocasiões. É uma atribuição implícita na função dar parecer sobre…

Veja mais ...

Fluidez na gestão condominial

30/Maio/2019        

Você já ouviu falar no estado de “Flow” ou estado de fluxo ou simplesmente fluidez? Pois bem, a fluidez é um elemento de realização de alta performance. Esse…

Veja mais ...

Condomínios são clientes que merecem atendimento VIP

02/Maio/2019        

Este mês fui a uma loja de departamento, e ao chegar ao crediário, a atendente me solicitou o nome que deveria consultar no cadastro. Mencionei o nome Condomínio e…

Veja mais ...

Estudo dirigido

10/Abril/2019        

Quando alguma novidade chega ao mercado ela é recebida com muito entusiasmo da minha parte. Quando essa novidade traz soluções voltadas ao conhecimento, desenvolvimento e atuação da função…

Veja mais ...

O mercado tecnológico ditando regras

13/Março/2019        

É aguardada com grande expectativa a aprovação do PL 548/2019, que pretende viabilizar o voto dos condôminos ausentes nas assembleias, para itens que demandam quórum qualificado. A intenção…

Veja mais ...



Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-01-19 10:16:45' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-01-19 10:16:45' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora