Fundamental

Fundamental

A formação para exercer a função de síndico é um processo continuo.

Espero que os colegas que acompanham esta coluna concordem com esta afirmação. Sendo assim, também concordarão que sempre haverá algo novo para aprender e divulgar. E é notório que a oferta de cursos, eventos e publicações com o tema condomínios cresceu exponencialmente nos últimos anos, e não está nem perto de atingir o seu auge. 

Bem diferente do tempo que ingressei na função, quando a oferta de cursos e publicações eram bem limitadas, apesar de existirem. Hoje há uma vasta oferta no mercado, com soluções que atendem ao tempo, bolso, anseios e objetivos dos pretendentes ao cargo de síndico. Uma rápida pesquisa no Google, na aba livros, com o tema condomínios, gerou 92.000 resultados. Apontando uma significativa presença do setor de condomínios no mercado editorial.

Os fóruns de discussões promovidos pelos grupos de síndicos nas redes sociais, parecem nunca esgotar o repertório de assuntos. E é de lá que surgem as mais significativas dúvidas, promovendo este espaço magnífico, democrático e propício a vértice na busca de conhecimento na área. Mas nem sempre podemos contar com um especialista nestes grupos para fundamentar o entendimento sobre o assunto discutido. E raramente nos preocupamos em fundamentar nossas opiniões em doutrinas e matérias publicadas em obras e veículos respeitados pelo mercado condominial. E também temos que concordar, que não há nada que nos obrigue a isso.

Porém nada me preocupa mais neste processo de ciclo interminável de discussão, que a facilidade de divulgação de uma ideia equivocada, não fundamentada, que comece a figurar como senso comum, e possa trazer prejuízo ao setor. E na humilde tentativa de amenizar isto, me proponho a cultivar o hábito de, na media do possível, em minhas contribuições nestes meios, validar meus posicionamentos de forma técnica, com as teses consolidadas pelos especialistas.

Gostaria muito que essa nota incentivasse o amigo leitor que me acompanhou até aqui, a fazer o mesmo, bem como a encarar cada dúvida levantada como uma provocação a consumir as obras do mercado editorial voltadas ao tema condomínios. Contribuindo cada vez mais de forma técnica ao setor e prestigiando as pessoas que se dedicaram a compartilhar o seu conhecimento produzindo estas obras. E incentivando-as a produzir cada vez mais conhecimento fundamentado em suas áreas e especialidades. Será que estou errado em pensar que divulgar conhecimento fundamentado é fundamental?

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 19:23:29' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 19:23:29' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora