Sindicância na era dos condomínios 4.0

Sindicância na era dos condomínios 4.0

Ao fazermos um retrospecto, observamos que ao longo das décadas de 1970 até 2010, mesmo com o advento do novo Código Civil, não tivemos mudanças relevantes na forma de gerir condomínios.

Já em 2010, com o “boom imobiliário”, nasceram os primeiros condomínios clubes que consolidaram o modelo de gestão por síndicos profissionais, criando um novo cenário no setor.

Atualmente os lançamentos imobiliários já vêm de “fábrica” equipados com vasta “tecnologia embarcada na edificação”; startups fornecem sistemas de toda ordem além dos financeiros e administrativos, para atender às mais diversas necessidades, atingindo as áreas operacionais do condomínio, como monitoramento de elevadores, bombas, caixa d’água, geradores, controle de acesso etc.

Aplicativos notificam síndicos em tempo real quando uma bomba para de funcionar, o gerador está sem combustível, um condômino esquece a porta aberta, o fluxo de pessoas na portaria e de veículos nas garagens, leitura de água ou gás. Tudo é acessado em um único click no smartphone.

Ao somar as solicitações de respostas rápidas aos condôminos, gestão de conflitos, cuidados com a edificação, sistema de portaria remota, condomínio on-line, elevamos a exigência da sindicância a um nível de profissionalização nunca visto antes no setor e onde novas demandas colocam a gestão condominial em um novo patamar, denominado neste artigo de condomínios 4.0 em alusão ao movimento revolucionário Indústria 4.0.

Para entender este cenário tecnológico dos Condomínios 4.0 e qual o papel do síndico nesta nova era, precisamos primeiro compreender o que é a Indústria 4.0 ou a chamada 4ª Revolução Industrial iniciada na Alemanha em 2011.

Esse novo modelo emprega robótica avançada, inteligência artificial, internet das coisas e aprendizagem automática, elementos que, combinados, transformarão processos produtivos e entrega de novos serviços em um nível de eficiência de uma forma jamais vista antes.

Esse cenário no ambiente dos negócios promovido pela Indústria 4.0 acontece após três processos históricos transformadores. O primeiro marcou o ritmo da produção manual para mecanizada a vapor, nos anos de 1800. O segundo, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E o terceiro aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

Hoje os equipamentos estão conectados e comunicam-se entre si por uma rede de sensores, os gestores apenas monitoram o trabalho que, de forma robótica, são executados por aplicativos e programados para tomarem decisões de forma autônoma sem interações humanas em determinada ocorrências que exigem uma ação emergencial, como a liberação de pessoas presas em um elevador em pane por falta de energia.

O grande desafio é que nas outras revoluções industriais, a sociedade e os profissionais dispunham de décadas para se adaptar, já nesta tudo está acontecendo de forma muito mais rápida. Tal situação nos leva à seguinte pergunta: qual a postura que iremos adotar em relação a essa mudança? Antecipar-se, acompanhar ou seguir?

Condomínios 4.0 exigirão síndicos 4.0 para estarem frente à sua gestão. Devemos refletir o que diferenciará a inteligência humana da inteligência artificial e quais serão as habilidades exigidas nesta era. Para isso, precisamos quebrar os paradigmas, mudar o nosso modelo mental e nos ajustar a essa nova realidade.

Na era dos condomínios 4.0, sairá na frente quem romper um ou mais limites entre o mundo digital, o mundo físico, que são as coisas, e o mundo biológico, que são as pessoas, para criar ou alterar sua cadeia de valor ofertado para o mercado.
Estudos apontam que prosperará na 4ª revolução industrial quem tiver capacidade de resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, liderança e inteligência emocional. Você está preparado?

Odimar Manoel é auditor e instrutor de treinamentos na área condominial pela Upcondo Auditoria e Treinamento em Balneário Camboriú.

(Artigo originalmente publicado em 22/08/2018)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 15:58:05' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 15:58:05' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora