Imprimir esta página

Copa do Mundo de 2022 e os condomínios

Copa do Mundo de 2022 e os condomínios

Chegamos a um dos períodos que o brasileiro mais aguarda, ainda mais quando estamos em busca do hexa há tanto tempo!

Como já é para lá de tradicional, as pessoas adoram se reunir para assistir os jogos da seleção e, claro, que nos condomínios não é diferente. Mas é aí que é preciso estar “ligado” para que a diversão não acabe virando um problema.

Isso porque quando todo mundo está se divertindo e acompanhando os jogos, muitas vezes o condomínio pode ficar desguarnecido pois os funcionários vão querer dar uma “escapadinha”, seja através de TV, rádio ou celular para assistir os jogos. E é nessa hora que assaltos podem ocorrer!

A principal causa para os assaltos ocorre principalmente pela inexistência ou descumprimento de procedimentos de segurança, tanto por parte dos funcionários do condomínio como também por parte dos moradores. E, se isso já ocorre nos dias comuns, imagina como esse problema se intensifica num período de festas como o da Copa do Mundo.

Durante os jogos os funcionários estão menos atentos às normas do condomínio por estarem acompanhando os jogos e, além do mais, é muito frequente os condôminos fazerem eventos, tanto nas áreas comuns quanto em suas próprias unidades, fazendo com que esses eventos atraiam visitantes, entregadores etc. e isso pode trazer problemas em termos de segurança para o condomínio como um todo se não ficar atento a algumas questões.

Nesse sentido, é importante que a gestão redobre a atenção, principalmente com os funcionários e com os procedimentos de segurança. Nos dias de jogos, caso haja evento para acompanhar as partidas, as áreas comuns do prédio serão muito demandadas e será preciso bastante organização para que o momento de diversão não vire “dor de cabeça”.

Além dos assaltos, alguns condomínios enfrentam problemas com algazarras e festas exageradas. Sendo assim, é importante a gestão do condomínio cobrar do condômino que está organizando a festa que esse disponibilize para a portaria uma lista com o nome de todos aqueles que irão participar do evento. Isso ajuda a gestão a controlar quem está na festa, assim como o próprio condômino que, dessa forma, foge do chamado “penetra”.

É sempre bom relembrar que o condomínio não se presta para eventos cobrados e com divulgação em redes sociais, o que por si só atrairia uma série de estranhos.

Em relação às festas nas unidades é importante que o condômino fique atento às normas do condomínio, para não extrapolar em termos de barulho, abuso de bebidas etc., como, principalmente, ficar atento com a segurança. Por exemplo: quando você faz um evento, dado o grande número de visitantes, muitas vezes o morador acaba não prestando a devida atenção ao que é informado pelo porteiro pelo interfone. Por isso, é importante ouvir com atenção o que o porteiro está informando para que você não libere a entrada para alguém que nem convidado é.

Assim como no caso da política, a colocação de bandeiras e cartazes em áreas comuns e janelas é considerada alteração de fachada e por isso não é permitida. Porém, muitos condomínios liberam a colocação de bandeiras durante a Copa do Mundo. Nesse sentido, se no seu condomínio estiver liberado (importante verificar isso com a gestão e na convenção e regimento interno), assim que o evento acabar é preciso retirar as bandeiras. O não cumprimento é passível de multa!

Fique esperto com essas dicas. Dessa forma você não estraga a sua festa e nem a dos outros. Aí, é só correr para o abraço em busca do hexa!

Rodrigo Karpat, especialista em direito imobiliário e questões condominiais. É Presidente da Comissão de Advocacia Condominial da OAB-SP