Especialista em condomínio lista principais ações para evitar problemas administrativos

Especialista em condomínio lista principais ações para evitar problemas administrativos

Quem mora em regiões metropolitanas tem altas chances de viver em condomínio. Prédios sobem em todos os lugares e as cidades estão cada vez mais verticalizadas.

Condomínio é sinônimo de aprendizado constante para estabelecer um ambiente harmonioso com os vizinhos, através de regras específicas para cada área. Para isso, os moradores precisam ter conhecimento das responsabilidades e normas estabelecidas; assim como saber se o valor pago proporciona segurança estrutural, se as obras são realizadas de acordo com as prioridades definidas, para que haja valorização patrimonial, por exemplo.

Para facilitar esta interação entre os moradores e equipe administrativa do empreendimento, nada melhor que um condomínio que demonstre transparência aos seus moradores, com administração responsável e ética que atenda às expectativas dos condôminos. De acordo com Rosely Schwartz, especialista no assunto e autora do livro “Revolucionando o condomínio”, que acaba de lançar a 15. edição, revisada e atualizada (editora Saraiva).

Revolucionando o Condomínio

É importante que o morador saiba se o seu condomínio é bem administrado, quais pontos merecem atenção e acompanhamento especial. “Depois de mais de 20 anos de pesquisa e de trabalho nesta área, percebo claramente que muitos síndicos, e especialmente, muitos moradores ainda não sabem avaliar se a administração do condomínio está sendo eficiente, se atende às normas e se aplica boas práticas administrativas”, afirma Rosely.

O pouco interesse em reuniões de condomínio e a baixa ou total falta de transparência nas prestações de contas contribuem para que os problemas se agravem. Para facilitar a identificação do grau de importância de cada ação administrativa, a autora elencou com os resultados de suas pesquisas, alguns dos principais problemas existentes em condomínios e que precisam ser observados de perto pelos moradores, tais como honestidade e ética na gestão, clareza na prestação de contas, segurança contra a entrada de intrusos, segurança contra incêndio, baixa inadimplência, imparcialidade do síndico, manutenção bem realizada, bom atendimento dos funcionários, entre outros itens.

“Um ambiente harmonioso e administrado com eficiência traz segurança aos moradores, tranquilidade aos gestores (síndico e administradora) e comprova a adequação do valor cobrado de taxa nos condomínios, que é um constante motivo para reclamações, de quem não conhece tudo o que precisa ser feito, para que a condomínio tenha boa manutenção e sejam cumpridas todas as exigências legais”, conclui Rosely.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-09-19 01:08:28' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-09-19 01:08:28' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora