A evolução da arquitetura comercial e sua importância para o varejo.

A evolução da arquitetura comercial e sua importância para o  varejo.

 

No mês de março deste ano fizemos parte de uma caravana internacional que visitou a EUROSHOP2017, em Dusseldorf, na Alemanha, e mais algumas cidades europeias exclusivamente com o intuito de enriquecer nosso conhecimento com relação ao varejo e o design de lojas de variados tipos. Na EUROSHOP, maior feira do mundo do ramo, pudemos conhecer novos conceitos de exposição de produtos, programação visual, materiais e revestimentos, iluminação de área de vendas, interatividade com o consumidor e estratégias de design e arquitetura para enriquecer a experiência de compras dos clientes.

Esta é o conceito mais atual para a arquitetura comercial nos dias de hoje – a experiência do consumidor – e está começando a ser praticado em larga escala na forma da tematização cênica das lojas e supermercados, na criação de narrativas que envolvem os clientes através do layout dos espaços, na utilização do “multicanal” e em diversas estratégias de projeto que aproximam o usuário dos produtos e de seus produtores. Encontramos em diversos supermercados, nas áreas de F.L.V., açougue, frios e confeitarias, por exemplo, fotos e textos explicativos mostrando quem foram as pessoas responsáveis pelo plantio, colheita, processamento ou industrialização dos produtos que ali estavam sendo oferecidos. Tudo isto envolto em uma atmosfera correspondente, com o uso de tratores, feno, móveis antigos e outros artefatos que criam a ambientação para cada setor das lojas.

Os projetos e técnicas de iluminação também merecem destaque, e foram, a nosso ver, os protagonistas desta EUROSHOP. Em todos os stands e lojas que visitamos na Europa, uma unanimidade: a iluminação localizada e próxima dos produtos, com o uso intensivo de spots direcionais focados diretamente nas gôndolas, vascas ou balcões, deixando de lado as áreas de circulação das lojas para destacar exclusivamente o que está sendo ofertado. É definitivamente o fim do conceito, ainda muito difundido no Brasil, de permeabilidade visual e iluminação geral das lojas, para facilitar a compreensão espacial dos clientes, mas apresenta a vantagem incontestável da valorização pelo aumento da percepção de qualidade dos produtos - diferencial muito importante para um setor que vem sofrendo com a concorrência desproporcional dos atacados, discounters e grandes lojas de fast fashion. O varejo evoluiu e a arquitetura evolui junto.

unnamed 3

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2017-08-24 02:39:38' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2017-08-24 02:39:38' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora