Construção em área comum não deveria ter sido aprovada em assembleia pelos condôminos?

Enviado por : Síndico Roberto
  • Respondido por : Dennis Martins




  • A-
  • A+

Pergunta: Quando assumi como síndico, fui procurado por alguns condôminos que me cobraram uma posição sobre uma construção irregular no terraço do edifício e que, segundo consta do registro imobiliário, é área comum. A construção foi feita pela ex-síndica, provavelmente em sua gestão, sem o conhecimento dos condôminos, que em sua grande maioria residem fora da cidade e vem apenas na temporada de veraneio. No processo, a condômina apresentou documentos como o Habite-se e Averbação de Construção obtidos na prefeitura. Esta construção em área comum não deveria ter sido aprovada em assembleia pelos condôminos? Poderia a Prefeitura Municipal ter aprovado a construção em área comum sem a aprovação unânime dos condôminos?

Resposta: Responder a este questionamento é uma situação delicada, sem conhecer o processo. De qualquer forma, o fato é que o Município não faz absolutamente nenhuma análise acerca da aprovação ou desaprovação da obra perante o condomínio. A única verificação que o Município faz é de ordem urbanística, ou seja, verifica se a obra viola ou não os recuos, afastamentos, taxa de ocupação, índice de aproveitamento, dentre outros.

Por outro lado, a aprovação municipal não legitima a situação perante o condomínio, ou seja, não suprime a competência dos condôminos e da assembleia, pois são situações/competências completamente diversas. Assim, se o Município licencia a obra que está de acordo com as exigências urbanísticas, isso quer dizer que, perante o Município, ela está regular. Da mesma forma, não é porque uma obra foi aprovada pela assembleia que estaria regular perante o Município.

Dennis Martins, advogado, consultor, palestrante e professor na área do Direito Imobiliário.
Pós-graduado em Direito Ambiental.
OAB/SC 19.578

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-10-21 10:12:28' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-10-21 10:12:28' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora