Moro em um condomínio que cada morador é responsável pelo box de sua garagem. Porém, três unidades de garagem terão de ser reformadas. Minha dúvida é: isso é legal perante a lei, já que minha garagem não teve manutenção?

Enviado por : Maricleia De Souza
  • Respondido por : Zulmar José Koerich Junior




  • A-
  • A+

Pergunta: Moro em um condomínio que tem como regra através do regulamento interno que cada morador é responsável pelo box de sua garagem, inclusive com a limpeza de manchas de óleo, pois cada morador pagou separado pela garagem e tem escritura registrada. Porém, a síndica marcou uma assembléia para decidir a forma de pagamento pela reforma que será feita em três unidades de garagem que estão com o piso rachado através de rateio entre todos os moradores. Minha dúvida é: isso é legal perante a lei, já que minha garagem não teve manutenção?

Resposta: As vagas de garagem, quando constam sob registro em matricula separada ou mesmo relacionada à determinada unidade de apartamento específica, segue as disposições relativas ao direito de propriedade, dele decorrendo direitos de usar, gozar e dispor com exclusividade e observando as limitações impostas pelas regras internas do condomínio, mas também as obrigações pertinentes, decorrendo dai o dever de manutenção e reparos.

Ocorre que em muitos casos, embora o dano seja identificado em determinada unidade em específico, a origem do dano remonta a uma responsabilização de toda a coletividade. Diferentemente do que ocorre com manchas de óleo, sujeiras em geral, onde é possível identificar a origem (seja por um ato de descuido, ou ato voluntário), os danos na estrutura - o que aparenta ser - tem origem em decorrência de infiltrações, umidade, ou outros elementos cuja culpa não pode recair somente naquele condômino que teve a infelicidade de sofrer as consequências de uma origem que é comum a todos os condôminos e que poderia ter atingido qualquer outro. Assim, no meu entendimento, o valor em referencia, destinado a corrigir eventuais danos em unidades específicas de garagem, deve ser rateado entre todos.

Zulmar José Koerich Junior
Manzi & Koerich Advogados Associados
(48) 3241-4890

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2017-11-21 11:40:44' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2017-11-21 11:40:44' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora