Como deixar legalmente uma administradora e migrar para outra sem ônus ou perda de informações? A administradora pode se negar a conceder o desligamento do condomínio?

Enviado por : Síndico
  • Respondido por : Zulmar José Koerich Junior




  • A-
  • A+


Pergunta: Sou síndico novo e eu, três membros do conselho fiscal e o subsíndico não queremos mais os serviços da administradora. Solicitamos o desligamento, mas a mesma se recusou a receber, e ameaçou entrar na justiça, além de levar a questão para assembleia.
Fui a um cartório, protocolei extrajudicial a entrega dos livros, e vamos mudar de administradora. Como proceder nesse caso? Como deixar legalmente uma administradora e migrar para outra sem ônus ou perda de informações? A administradora pode se negar a conceder o desligamento do condomínio?

Resposta: Competindo ao síndico a administração do condomínio, repousando sobre ele todas as responsabilidades de natureza civil, tributária, administrativa, trabalhista, inerentes à função, e sendo a empresa de administração responsável pelo assessoramento, cabe ao síndico a opção de escolher a empresa de sua confiança, podendo, portanto, rescindir contrato de forma unilateral, dispensando aprovação pela assembleia. Há decisão judicial sobre o tema:

ADMINISTRADORA - DISPENSA PELO SÍNDICO - "O Síndico pode dispensar unilateralmente os serviços da administradora, que deve merecer a sua confiança e exerce funções administrativas por ele delegadas, sob sua inteira responsabilidade. A dispensa é eficaz relativamente à administradora, respondendo o Síndico perante o Condomínio. A prestação de contas da administradora cabe ser feita pela via própria, sendo inadequado o depósito, a título de cautelar inominada." (TJ-RJ - Ac. Unân. da 2ª Cam. Cív. - Ap. 4.764/86 - Capital - Rel. Des. Nelson Pecegueiro do Amaral).

Uma vez notificada acerca da rescisão contratual, a administradora não pode reter os documentos, que são de propriedade e titularidade do condomínio. De forma imediata, pode-se fazer um registro de ocorrência perante a autoridade policial competente, uma vez possível a caracterização do delito previsto no art. 305 do Código Penal, além de pedir a intervenção do Conselho Regional de Contabilidade, do Conselho Regional de Administração e, sendo mantida a recusa, ingressar com ação judicial de busca e apreensão contra a empresa administradora.

Zulmar José Koerich Junior
Manzi & Koerich Advogados Associados
(48) 3241-4890

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2017-08-19 16:49:30' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2017-08-19 16:49:30' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora